A atleta bento-gonçalvense Hélen Spadari, moradora de Pinto Bandeira, participou pela quarta vez do Troféu Brasil de Atletismo, o qual foi realizado entre os dias 10 e 13 de junho, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa de São Paulo-SP. Pelo segundo ano consecutivo, a maratonista conquistou o 4º lugar da prova dos 3000 metros com obstáculos. Com o resultado, Hélen segue na quarta colocação do ranking nacional adulto.
De acordo com Hélen, por se tratar de um ano olímpico, o nível das provas estava significativamente superior em relação às edições anteriores. “Neste ano o nível de todas as provas estava mais elevado, portanto esse resultado demonstra a constância que estou mantendo nos meus resultados. As provas estão todas mais fortes por ser ano olímpico e os atletas estarem buscando os índices e as marcas mínimas exigidas para os Jogos Olímpicos de Tóquio”, explica.
Para conquistar o quarto lugar, Hélen encarou fortes emoções desde o início da prova. Pouco depois da largada, uma das atletas sofreu uma queda na frente da atleta de Bento Gonçalves. Ela precisou saltar por cima da adversária para não machucá-la. Apesar disso, Hélen manteve a constância para chegar entre as primeiras colocadas.
Para a competição nacional, Hélen conquistou a qualificação para participar de três provas. No entanto, a maratonista optou por competir em duas. Além dos 3000 metros com obstáculos, cuja prova a bento-gonçalvense ocupa a quarta colocação do ranking nacional, ela também participou da prova dos 1500 metros rasos, porém não conseguiu ter o mesmo desempenho.
Por conta do alto nível das provas, Hélen comemorou o resultado obtido no 40º Troféu Brasil. “Fico extremamente grata a todos os apoiadores, que sempre estão torcendo e me apoiando, e fico feliz por ter tido a qualificação em três provas, pois para participar do Troféu Brasil é necessário ter os índices mínimos exigidos por cada prova. Eu tinha três e escolhi duas para participar e mais uma vez tive um resultado que demonstra todo o meu esforço nos treinamentos”, pondera.
Os próximos desafios de Hélen Spadari serão no Grand Prix, no qual Hélen deve ser convocada, e em competições de nível regional e nacional no Paraná, entre setembro e outubro, representando sua equipe, que é paranaense.
Mín. 17° Máx. 24°