A ricota é um alimento derivado do leite muito parecido com o queijo branco, mas tem característica mole e apresenta baixo teor de gordura. No entanto, apesar de parecer, não deve ser considerado um tipo de queijo branco, porque o seu processo de fabricação é diferente.
"A ricota é italiana e produzida a partir da acidificação do soro do leite, que contém maior concentração de proteínas".
Esse subproduto da fabricação de queijos é indicado para quem busca benefícios nutritivos, visto que a ricota pode ser usada em diversos pratos dietéticos por apresentar poucas calorias.
Além disso, por ser feita com leite, não é indicado para quem tem intolerância à lactose. Mas não deixe de consultar o seu médico, pois em alguns casos ele pode recomendar o consumo da ricota em pouca frequência, quando não provoca dores abdominais e diarreia.
Benefícios da ricota
Pouca quantidade de sódio
Maior concentração de proteínas do que os queijos
Rica em cálcio
Rica em vitaminas A, B, D e E
Contém minerais como zinco, iodo, selênio, potássio e fósforo.
A baixa quantidade de sódio na ricota ajuda a evitar o inchaço por retenção líquida e o aumento da pressão arterial.
Outro benefício importante é a presença do cálcio no alimento, que favorece o fortalecimento dos ossos. As vitaminas e os minerais também são essenciais para o funcionamento saudável do corpo, trazendo equilíbrio para o organismo.
Como fazer ricota em casa
É possível fazer ricota em casa com apenas dois ingredientes, acredita?
Ingredientes:
1,5 litro de leite integral tipo A
2 colheres (sopa) de caldo de limão peneirado.
Modo de preparo:
Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver e levantar espuma desligue o fogo. Junte o caldo de limão e misture bem.
Deixe o ácido do limão agir por cerca de 5 minutos, até talhar. Você vai notar que o leite fica empelotado, com uma parte sólida branca bem visível, mergulhado em um líquido pouco amarelado. Caso isso demore muito pra acontecer, é indicado ligar o fogo novamente e deixar levantar fervura. Desligue, mexa e espere mais alguns minutos até talhar.
Forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo, pode ser até um pano de prato. Coloque sobre uma tigela funda.
Vá despejando aos poucos o leite talhado sobre a peneira. Junte as pontas do pano de prato e levante para formar uma trouxinha. Torça o pano e aperte contra a peneira para escorrer o soro. Esse soro pode ser reservado para outras receitas.
Transfira a trouxinha de pano com a ricota para dentro de um refratário individual (tipo ramequim). Agora é hora de enformar a ricota. Abra o pano e nivele o alimento com as costas de uma colher. Feche o pano novamente sobre o queijo e em cima dele apoie uma lata cilíndrica para prensar. O ideal é que a ricota solte um pouco mais de líquido e fique bem modelado.
Após 20 minutos, retire a lata que em cima e abra o pano. Coloque um prato sobre o refratário e vire de uma só vez para desenformar. Sirva a seguir ou conserve na geladeira por até 3 dias, coberto com filme para não ressecar.
Mín. 15° Máx. 18°