O Farrapos está há cerca de um ano e meio sem competir por conta da pandemia da Covid-19. Mesmo diante das limitações impostas pelo cenário atual e sem a previsão do retorno das competições, o Farrapos se mantém ativo, com treinamentos semanais visando, sobretudo, a preparação física de seus atletas.
Com a estrutura do Centro de Desenvolvimento de Rugby no Estádio da Montanha, o Farrapos foi um dos poucos clubes do Brasil a conseguir manter os seus treinamentos, mesmo com um número reduzido de atletas. Atualmente, cerca de 10% do elenco principal está mantendo as atividades, tanto na academia do clube como dentro de campo.
De acordo com o jogador e responsável pela preparação física dos atletas, Eduardo Manosso Zanrosso, o Duda, o objetivo neste momento é manter o Farrapos ativo, desde o principal até as categorias juvenil e feminino. “A ideia é principalmente manter o clube ativo com atividades aproveitando a estrutura que temos aqui no Estádio da Montanha. Estamos treinando principalmente a parte física, com bastante parte de força na academia e, ao mesmo tempo, nos mantendo ativos na questão técnica e tática”, salienta.
Os treinos são realizados com um número reduzido de atletas por período, desta forma, seguindo os protocolos exigidos pelos órgãos de saúde. A previsão é que os treinamentos com o grupo completo fossem retomados no dia 22 de junho, porém a expectativa é que a data seja novamente adiada por conta do cenário atual de pandemia em Bento Gonçalves.
Para Duda, é de fundamental importância que o clube e os atletas se mantenham ativos visando os desafios que possam surgir ainda neste ano. “Estamos fazendo esse trabalho para que todos continuem mantendo-se em forma para os próximos desafios, que ainda não estão definidos, mas, para assim que definidos, estejamos bem preparados para conseguir enfrenta-los”, explica.
Segundo a Federação Gaúcha de Rugby (FGR), o Campeonato Gaúcho de Rugby e as demais competições só serão realizadas quando todos os atletas estejam vacinados. A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) havia confirmado o Campeonato Brasileiro para o mês de julho. No entanto, a expectativa é que a competição seja adiada para outubro. Caso for realizado, a competição nacional contará com um número significativamente inferior de equipes em relação a 2019.
Farrapos segue com atividades nas categorias juvenis e feminino
Além do time principal, o Farrapos manteve os trabalhos em suas categorias juvenil e feminino, também com um número inferior de atletas. O time feminino alviverde está treinando nas terças e quintas-feiras, a partir das 16h30, sob o comando do coach Bruno Marangoni.
A categoria juvenil, por sua vez, treina todos os dias, juntamente com o time principal. Por ter poucos atletas, os treinadores estão oferecendo atenção praticamente substancial para cada atleta, ensinando os princípios básicos do rugby e os aprimorando. “Temos adolescentes de 14 a 19 anos treinando, fazendo parte da equipe. Temos jovens que estão se incorporando agora, estão aprendendo e é um bom momento para aprender um esporte diferente, tanto na categoria masculina como na feminina. O clube está de portas abertas recebendo pessoas que tiverem interesse no esporte”, salienta Duda.
Mín. 17° Máx. 24°