14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Aterramento de açude chama a atenção da comunidade no bairro Salgado

Medida tem autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bento Gonçalves

09/06/2021 às 10h41 Atualizada em 09/06/2021 às 10h48
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
(Foto: Reprodução Facebook)
(Foto: Reprodução Facebook)

Nos últimos dias, o aterramento de um açude localizado em uma propriedade junto à rua José Benedetti, no bairro Salgado, em Bento Gonçalves, tem gerado certa polêmica nas redes sociais.

A ação até resultou em questionamentos da Associação Ativista Ecológica (Aaeco) a respeito de sua legalidade, o que fez a entidade buscar informações junto aos responsáveis para esclarecer o fato.

Conforme atualização divulgada pelo secretário-geral da Aaeco, Gilnei Rigotto, nesta terça-feira, 8, a intervenção tem permissão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smmam), que concedeu uma autorização para que os trabalhos sejam executados em até 12 meses. O documento, emitido em 19 de maio, está assinado pelo secretário Claudiomiro Laurindo Dias (veja abaixo).

A área alagada, de aproximadamente 660 metros quadrados, fica em um terreno particular e não tem formação de cursos d'água.

Por se tratar de um lago artificial, a atividade está isenta de licenciamento ambiental. Para cobrir a lâmina d'água, serão utilizados 1.800 metros cúbicos de terra e pedras.

Mesmo com as explicações e o devido respaldo técnico, Rigotto demonstra contrariedade à medida. "Não entendemos como, na atual falta de água, alguém possa aterrar um lago, mesmo que seja artificial", lamenta o ambientalista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Consuelo BaccegaHá 3 anos Bento Gonçalves Então, mesmo com a falta de água, o lago artificial, justamente por ser artificial, pode ser modificado, encontra-se numa propriedade particular e é artificial!!!!!! . Se os “ambientalistas” estivessem meeeesmo preocupados com a natureza, devolveriam seus salários e ….. apagariam as luzes ! E . ….. fariam campanhas a favor do controle de natalidade, estas sim seriam ações comprobatórias de suas intenções em favor da natureza!!!!
Mostrar mais comentários