O Esportivo estreou na Série D do Brasileirão com um ponto somado fora de casa, no empate em 0 a 0 com o Rio Branco, em Paranaguá-PR. O resultado foi exaltado pelo técnico alviazul Rogério Zimmermann, sobretudo pelas dificuldades enfrentadas pelo clube no início do campeonato, pelo curto tempo de preparação e pelo elenco ainda em plena formação.
O Esportivo foi ao Paraná com cinco atletas da categoria sub-20 no banco de reservas. Durante os 90 minutos, das cinco substituições possíveis, Zimmermann promoveu apenas uma. Apesar disso, a equipe se manteve bem fisicamente até o apito final.
“Foi um bom resultado, uma boa atuação da equipe diante das dificuldades que tínhamos de ter um número pequeno de atletas contratados para o profissional, tanto é que fiz só uma troca, que foi o Léo Ferraz. Todos os outros jogadores que estavam no banco, num número reduzido, é da nossa sub-20, contando até com atletas com contrato não profissional”, relata.
Zimmermann explicou que preferiu não colocar os atletas da base em campo por conta da responsabilidade que o jogo transmitia ao grupo. “Até pela maneira como foi o jogo é dar uma responsabilidade muito grande para eles, uma vez que os atletas da sub-20 começaram a treinar com o grupo semana passada”, explica.
Além disso, o comandante alviazul também ponderou o bom condicionamento físico da equipe que, mesmo com apenas uma substituição, manteve o alto nível de entrega até os minutos finais. “Diante das dificuldades que imaginávamos na estreia pelo pouco tempo de trabalho, com o grupo ainda não sendo o ideal, jogando fora de casa contra uma equipe forte, a atuação foi boa. Terminamos os últimos minutos ainda pressionando, buscando a vitória. Fisicamente fomos bem, apesar de realizarmos uma troca das cinco que podíamos fazer”, opina.
Para essa semana de treinamentos visando o próximo confronto, Zimmermann espera contar com novos reforços para somar qualidade ao elenco que, até então, tem um número significativamente reduzido de atletas contratados.
De acordo com o treinador, apesar dos atletas conseguirem dar um retorno positivo na estreia, mesmo com o período curto de preparação, com reforços chegando na semana do primeiro jogo, o time necessita de reforços o mais breve possível para ter mais opções a sua disposição. “Não podemos arriscar assim sempre em fazer poucas trocas. O resultado e a atuação vão gerando confiança, vai dando segurança aos atletas e, com a possibilidade de mais reforços, o nosso time pode crescer”, pondera.
Mín. 17° Máx. 24°