Um agente penitenciário morreu e outro ficou gravemente ferido numa ação criminosa para resgatar um preso da facção criminosa Os Manos na na madrugada desta segunda-feira, 7, em Caxias do Sul. Dois servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte também ficaram feridos. O detento conseguiu fugir.
De acordo com informações preliminares, o crime ocorreu por volta das 3h15, quando dois agentes da Susepe trouxeram um apenado do Presídio do Apanhador para atendimento na UPA Zona Norte, em Caxias do Sul. O indivíduo, identificado como Guilherme Fernando Mendonça Huff, da facção Os Manos, fingiu estar doente para executar um plano de fuga.
Quando os agentes chegaram à UPA Zona Norte acompanhados do apenado, três criminosos chegaram no local em um Passat prata, resgataram o presidiário, mataram um agente da Susepe e deixaram outras três pessoas feridas. O segundo agente da Susepe, um homem de 42 anos, foi encaminhado para atendimento médico em estado grave, já os dois funcionários da UPA, a responsável pela limpeza e o vigia, foram feridos na perna e no pé, respectivamente. O agente da Susepe que morreu no local foi identificado como Clóvis Antônio Roman. Ele foi baleado na região da axila e seu corpo foi retirado do local pelo Instituto Geral de Perícias (IGP).
De acordo com o delegado Vitor Carnauba, titular da Delegacia de Homicídios de Caxias do Sul, a Polícia Civil realiza buscas pelos criminosos. Ainda não foram repassadas mais informações pois a investigação está em andamento. A UPA Zona Norte permanecerá fechada durante o restante dessa segunda-feira (7). A população que precisar de atendimento médico deve procurar a UPA Central.
Mín. 17° Máx. 27°