17°C 24°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Série D: a campanha dos adversários do Esportivo em seus respectivos estaduais

Caxias, Marcílio Dias-SC e Cascavel-PR se destacaram nos campeonatos estaduais, chegando até a fase de semifinais. Já o Rio Branco-PR se safou do rebaixamento na última rodada.

06/06/2021 às 14h49
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Cascavel-PR/Divulgação
Foto: Cascavel-PR/Divulgação

O Esportivo tem a missão de fazer da Série D o catalizador da transformação do ano de 2021, até então manchado pelo rebaixamento no Campeonato Gaúcho. No grupo do alviazul na competição nacional, enquanto equipes chegaram longe nos estaduais, outras ou foram eliminadas nas fases iniciais ou brigaram contra o descenso. 

Relembre a campanha do alviazul no Gauchão

Confira a campanha de cada adversário do Esportivo nos estaduais de 2021:

Caxias

O rival do Esportivo novamente protagonizou uma boa campanha no Campeonato Gaúcho. Após o vice de 2020, o time Grená, comandado por Rafael Lacerda, novamente chegou nas fases derradeiras, desta vez parando na semifinal da competição. 

Na primeira fase, o Caxias terminou na 4ª colocação com 17 pontos conquistados, com quatro vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas. Na semifinal, o time foi eliminado pelo Grêmio. 

Para a Série D, a equipe Grená conta com uma nova comissão técnica, liderada pelo técnico Rafael Jaques. Apesar das perdas significativas no elenco, o Caxias se reforçou com a chegada de vários atletas, com destaque para o retorno do centroavante Michel, e das contratações dos meias Jean Dias, ex-XV de Piracicaba-SP, e Kelvin, ex-Rio Claro-SP.  

Histórico de confronto em competições nacionais contra o alviazul:

Caxias 1 x 2 Esportivo – Série C de 2007 

Esportivo 2 x 1 Caxias – Série C de 2007 

Aimoré

O Índio Capilé ficou no meio da tabela no Gauchão de 2021. Com 14 pontos somados, o time de São Leopoldo obteve 4 vitórias, 2 empates e sofreu 5 derrotas no estadual. A posição o credenciou a disputar a Série D de 2022. 

Essa será a primeira vez na história do Aimoré em uma divisão de nível nacional. Para a disputa da Série D, o clube, além de manter a base que participou da campanha no Gauchão, conta com o acréscimo de reforços em praticamente todas as posições. A comissão técnica também permaneceu a mesma, com o técnico Gilson Maciel no comando do clube.

Histórico de confronto em competições nacionais:

Nunca se enfrentaram (Aimoré estreia em divisão nacional neste ano)

Joinville-SC

Em 2015, a tradicional equipe do Joinville estava disputando a Série A do Campeonato Brasileiro. Em um curto período de tempo, o clube afundou nas divisões nacionais e hoje disputa a Série D do Campeonato Brasileiro. No Campeonato Catarinense, o clube fez uma boa campanha, chegando até a fase de quartas de final. 

Sob o comando do técnico Vinícius Eutrópio, o Joinville finalizou a primeira fase em 7º lugar, com 13 pontos conquistados, somando 3 vitórias, 4 empates e sofrendo 4 derrotas. Nas quartas de final, o time foi eliminado para o Brusque-SC. 

Para a terceira participação do clube na Série D, o clube trocou de comissão técnica, com Leandro Zago assumindo o cargo de treinador. O clube também manteve a base que disputou o estadual, com contratações pontuais para reforçar o time para a competição nacional. 

Histórico de confronto em competições nacionais contra o alviazul:

Esportivo 1 x 0 Joinville – Série C de 2007

Joinville 2 x 0 Esportivo – Série C de 2007

Marcílio Dias-SC

O Marcílio Dias foi uma das equipes que se destacou no Campeonato Catarinense. O time de Itajaí-SC finalizou a fase classificatória em 5º lugar com 15 pontos, sofrendo somente duas derrotas. Nas quartas de final, o Marcílio Dias eliminou o Juventus, de Jaraguá-SC e, posteriormente, foi eliminado na semifinal para a Chapecoense. 

A equipe, assim como o Caxias, também perdeu diversos atletas importantes no elenco e teve que ir ao mercado para repor as baixas. A comissão técnica segue a mesma, sob a liderança do técnico Teco. Essa será a terceira participação do clube na Série D do Brasileirão.

Histórico de confronto em competições nacionais contra o alviazul:

Esportivo 0 x 1 Marcílio Dias – Divisão Especial (2ª Divisão) de 1989

Marcílio Dias 3 x 1 Esportivo – Divisão Especial (2ª Divisão) de 1989

Juventus de Jaraguá-SC

A equipe do Juventus de Jaraguá-SC, bem como o Aimoré, o Rio Branco-PR e o próprio Esportivo, fará a sua estreia na Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe parou nas quartas de final do Campeonato Catarinense, sendo eliminado pelo time do Marcílio Dias-SC. Na primeira fase, o time protagonizou uma campanha surpreendente, conquistando 18 pontos, com 5 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. 

Para a Série D, a equipe comandada pelo técnico Pingo também manteve o time que disputou o estadual, com contratações para reforçar determinados setores. 

Histórico de confronto em competições nacionais contra o alviazul:

Nunca se enfrentaram (Juventus-SC estreia em divisão nacional neste ano)

Cascavel-PR

O Cascavel, do time do técnico Tcheco, ex-Grêmio, ainda está disputando o Campeonato Paranaense. O estadual está na fase de quartas de final. O time já garantiu sua vaga à semifinal ao eliminar o Maringá, e aguarda o vencedor de Athletico-PR e Paraná para conhecer o seu adversário. 

Na fase classificatória, o Cascavel, o time mais jovem da chave, com 13 anos de fundação, terminou na vice-liderança com 17 pontos conquistados. O time não sofreu nenhuma derrota. Foram 6 vitórias e 5 empates obtidos na primeira fase do estadual. 

Para a Série D, o time é o mesmo, assim como a comissão técnica. O elenco conta com o reforço de peças pontuais para ocupar o lugar de baixas que o time sofreu ou venha a sofrer após o término do Campeonato Paranaense. Essa será a segunda vez que o time do oeste do Paraná disputa a competição nacional. 

Histórico de confronto em competições nacionais contra o alviazul:

Nunca se enfrentaram

Rio Branco-PR

Outro estreante na Série D é o primeiro adversário do Esportivo na competição nacional: o Rio Branco, de Paranaguá-PR, cidade localizada no litoral do Paraná. No estadual, o time quase foi rebaixado. 

Na última rodada, o Rio Branco se saltou do descenso ao vencer em casa o Coritiba pelo placar de 2 a 1, empurrando o Toledo para a segunda divisão. O clube somou apenas 11 pontos, com 2 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. 

Para a Série D, o clube segue com a mesma base, porém com a chegada de diversos reforços, dentre eles o ex-atacante alviazul, Vini Martins. A comissão técnica foi modificada, com a chegada do técnico Danilo Fiúza. 

Histórico de confronto em competições nacionais contra o alviazul:

Nunca se enfrentaram

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários