14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Documentário resgata a trajetória musical do maestro Alves Rossatto

Produção de média-metragem foi contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves e está disponível no YouTube

02/06/2021 às 08h30
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Figura pública da cena musical e cultural de Bento Gonçalves, o maestro Alves Rossatto continua encantando gerações. Com uma vida dedicada totalmente à música, sua jornada iniciou-se com o grupo “Alves e seu Conjunto” e depois seguiu com as bandas Santa Cecília de Faria Lemos, Banda Furiosa, Bentalves do Barracão, Banda Marcial do Aparecida, Marialves de Pinto Bandeira e a Banda Municipal de Bento Gonçalves.

Agora, essa trajetória intensa está retratada no documentário "O Maestro - A História de Alves Rossatto", dirigido por Luiz Alberto Caprara e lançado no dia 30 de maio na plataforma YouTube, data que também marca o aniversário de 84 anos do musicista. Contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, o trabalho pode ser acessado por meio deste link: https://www.youtube.com/watch?v=yIRtA-mYvjM.

Na tela, Rossatto deixa sua memória se expressar. “Privilegiamos o relato próprio. Sua voz e recordações são testemunhas de um tempo ainda presente na memória afetiva das pessoas. São fatos dos anos 60, 70 e da atualidade que se misturam e revelam um homem dedicado à arte da música. Apesar de ter conhecimento sobre solfejo que aprendeu com o Maestro Fritolli, de regência e arranjos de quando serviu no Batalhão, sua maior paixão é a gaita”, destaca Caprara.

Deste novelo de histórias, resultaram mais de 10 horas de decupagens até se chegar à edição final. O processo de construção da história do Maestro Alves também passou por pesquisas em vídeos antigos. “Queríamos detalhes de sua relação com a música. Muitos não foram possíveis de utilizar devido à baixa qualidade do material e outros foram necessárias passar por um processo de digitalização”, explica o diretor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários