15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue

Em 2020, houve queda de aproximadamente 20% no número de doações.

31/05/2021 às 09h45 Atualizada em 31/05/2021 às 10h23
Por: Jaqueline Bagnara Fonte: Universidade Cruzeiro do Sul
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Junho vermelho é o mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue. A data foi estabelecida em 2015, pelo Ministério da Saúde para todo o país, e escolhida pelo dia 14 de junho, quando é comemorado Dia Mundial do Doador de Sangue.

Outro motivo para a escolha desse mês, é que durante os meses mais frios do ano, os hemocentros registram baixa nas doações de sangue. Além do frio, a pandemia também trouxe impactos no número de doações. Em 2020, houve queda de aproximadamente 20% no número de doações.

Quem pode doar? – Para a doação é necessário ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de idade também pode doar sangue desde que esteja acompanhada dos responsáveis.

Outra dúvida constante é sobre a COVID-19, pessoas que tiveram a doença podem doar sangue após 30 dias da completa recuperação. Além disso, se pessoa teve contato com alguém contaminado pelo novo coronavírus, nos últimos 30 dias, é indicado que passe 14 dias sem fazer doações.

Se puder seja um doador!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários