Foi descoberto o que provocou a poluição do Arroio Marrecão no trecho entre os municípios de Garibaldi e Santa Tereza. As águas do arroio ficaram escuras, com mau cheiro e com uma espuma densa ao longo da quarta-feira, 26, e a quinta-feira, 27.
Ainda na quarta-feira, 26, a prefeitura de Garibaldi recebeu uma denúncia anônima que relatava mau cheiro e coloração escura na água do Arroio Marrecão. A poluição do manancial chegou ao município de Santa Tereza na quinta-feira, 27, o que assustou os moradores da cidade, já que o arroio deságua no Rio Taquari.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente buscou as possíveis causas para esclarecer o que estaria ocasionando a alteração nas características das águas. Com as investigações, constatou-se que o ocorrido era decorrente do rompimento de uma das lagoas de tratamento de efluentes líquidos de um frigorífico da cidade.
Nesta sexta-feira (28), o secretário municipal do Meio Ambiente, Anderson Dalla Rosa, comunicou o fato à FEPAM – órgão responsável pelo licenciamento ambiental da empresa – para que sejam tomadas as devidas providências. O secretário também notificou a empresa para prestar os esclarecimentos e permanece acompanhando de perto a situação.
Mín. 17° Máx. 27°