Sempre é possível ter um pouco de verde em casa, ou no apartamento, criando um jardim de inverno. Esse recurso pode ser inserido em espaços pequenos ou que estejam sendo mal utilizados. Um cantinho arejado e bem iluminado na sala, por exemplo, já é o suficiente.
A montagem de um jardim de inverno também não é complicada. Sabendo escolher as plantas corretas e organizar de modo eficiente, a fim de deixá-las próximas ou longe do sol, seu espaço verde ficará perfeito. Mas se você não sabe como fazer, confira a seguir as dicas.
O que é jardim de inverno?
O jardim de inverno, como o próprio nome sugere, foi criado para ser aproveitado durante os meses mais frios do ano. Os primeiros registros da existência de jardins desse tipo em residência datam do século XVII, na Europa. Os casarões da época geralmente tinham um espaço todo de vidro – como estufas – onde eram colocadas plantas de variadas espécies. Além disso, esse também era um local de convivência, onde as pessoas se reuniam para conversar.
O objetivo do jardim era aproveitar a natureza apesar das baixas temperaturas que faziam do lado de fora. Nele, as plantas se mantinham floridas e vívidas. Com o tempo, esse conceito foi se modificando e sendo adaptado para outras realidades, como a nossa. Hoje, é possível ter um jardim de inverno pequeno e em vários espaços da casa.
Como fazer um jardim de inverno pequeno na sala
O primeiro passo é encontrar um lugar na sala que seja bem arejado e tenha uma boa iluminação natural. Assim, as plantas poderão crescer saudavelmente. Para separar e dar destaque ao jardim, você pode usar vidro em todo o contorno. Em seguida, escolha as espécies mais adequadas para o local. Veja algumas indicações:
Para lugares com sol
Flor-da-fortuna
Flor de maio
Peperômia
Cactos
Suculentas (dedinho de moça e jade)
Planta-fantasma
Para lugares com meia sombra
Orquídea
Palmeira leque
Bromélia
Samambaia
Espada de São Jorge
Begônia
Você também pode optar por um jardim vertical para compor o espaço. O importante é ter um espaço harmonioso e que não te dê trabalho na manutenção. Portanto, escolha sempre plantas que não necessitem de muita rega ou cuidados extras.