No dia 22 de maio de 2001, a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) levantava de forma inétida o título da Copa Intercontinental de Futsal. Neste sábado (22), a conquista histórica completa 20 anos. Na ocasião, o time barbosense, liderado pelo técnico Jarico, derrotou o Norilsk Nickel por 2 a 0 para conquistar pela primeira vez o Mundial.
Em 2001, a competição foi disputada na cidade de Norilsk, na Rússia. Após duas vitórias, o título da ACBF foi contretizado na vitória diante dos donos da casa, atuais campeões russos, por 2 a 0. Os gols foram marcados por Marquinho e Bella. Antes, na fase classificatória, a equipe de Carlos Barbosa havia derrotado o Simurg, campeão da Bielorrússia, por 8 a 0, e a seleção dos Estados Unidos por 7 a 1. No total, foram três jogos, três vitórias, 17 gols a favor e somente um contra.
Participaram da campanha histórica do primeiro título mundial da ACBF os goleiros Lavoisier, Gustavo e Marciano; os alas Fininho, Bella, Ronaldo, Pablo e Marquinho; os fixos Márcio e Chupeta (ex-Reserg, de Bento Gonçalves), e os pivôs Índio, Saulo, César Paulo e Gabriel. O time foi comandado por Jarico. Ao seu lado fizeram parte da delegação o supervisor Rudy Vieira, o preparador de goleiros Lambari, o médico James Allgayer e o presidente da ACBF, Ezelindo Mingot.
A ACBF voltaria a conquistar o título da Copa Intercontinental em 2004, na Espanha, e em 2012, no Brasil, se tornando tricampeão Mundial de futsal.
Após a conquista, na volta para o Brasil, a taça foi derrubada e quebrou. No entanto a organização do torneio contava com uma réplica do troféu, o qual foi entregue à ACBF posteriormente, e hoje faz parte da galeria de troféus da equipe barbosense.
Mín. 17° Máx. 24°