O município de Bento Gonçalves será palco da abertura do Campeonato Gaúcho de Enduro de 2021. A primeira etapa da competição estadual ocorre neste domingo (23), a partir das 9h, no Parque Gasper, na Linha Eulália. A prova promete reunir cerca de 150 pilotos de diversas partes do Estado.
A cidade voltou a sediar etapas da competição estadual de Enduro em 2019, após 18 anos, quando as provas ocorriam em trilhas na Linha Alcântara. Depois de voltar a receber o Campeonato Gaúcho de Enduro, Bento Gonçalves deve se manter no calendário da Associação Gaúcha de Pilotos de Enduro (AGPE), e será sede da abertura da temporada 2021.
Estarão em disputa 12 categorias, divididas em duas modalidades de provas: oficiais e trilheiros. O trajeto inicia na Linha Eulália e percorre localidades de Monte Belo do Sul e o Vale Aurora.
A largada será realizada às 9h, no Parque de Aventuras Gasper, na Linha Eulália, com entrada a R$ 5,00 mais 1 kg de alimento não perecível. A organização fica por conta da AGPE, em conjunto com o Trail Clube Bento Gonçalves (TCBG), grupo de enduro do município.
O que é Enduro de Velocidade?
Enduro é uma modalidade de motociclismo, praticada em pistas majoritariamente de todo-terreno (trilhas). As provas de enduro no Brasil são divididas entre regularidade e velocidade. Regularidade, como o próprio nome diz, valoriza aquele que conseguir se manter dentro da média horária estabelecida.
No Enduro de Velocidade, que é o caso da etapa gaúcha em Bento, o percurso é delimitado com testes especiais cronometrados em trechos diversos de enduro. A velocidade média do percurso não pode ser superior a 50 km/h. No fim do dia, os pontos são somados e os melhores pilotos recebem sua pontuação. Quem faz os trechos com menor tempo possível ganha a prova.
Mín. 17° Máx. 24°