Após um aumento nos casos de coronavírus, o município de Vacaria decidiu fechar as portas literalmente nos finais de semana. A partir das 18h desta sexta-feira, 21, até as 6h da segunda-feira, 24, somente serviços essenciais poderão funcionar, ainda assim com severas restrições.
O novo decreto da Prefeitura de Vacaria será publicado na tarde desta quinta-feira, 20, e terá validade a partir da data de publicação. O protocolo foi elaborado após uma série de reuniões com os mais diversos órgãos engajados em buscar uma solução para frear a propagação do coronavírus no município. As restrições serão válidas pelos próximos 15 dias.
A medida foi tomada devido à sobrecarga no Hospital Nossa Senhora da Oliveira e na UPA, que estão recebendo dezenas de infectados pela Covid-19 nos últimos dias. Neste final de semana, excepcionalmente, funcionarão apenas serviços essenciais. A feira no Mercado Público também não ocorre neste sábado, 22. A medida vale a partir das 18h de sexta-feira, 21/05, até às 6h de segunda-feira, 24/05.
Confira algumas das medidas para os principais segmentos do município:
Supermercados: limitação de 30% da capacidade (apenas uma pessoa por família);
Bares e lojas de conveniência: expressamente proibido o consumo de alimentos e bebidas, tanto na área interna, quanto externa (apenas tele-entrega);
Comerciais / industriais: capacidade de 30% do PPCI;
Velórios: com capacidade de 30% do PPCI (com limitações de horários);
Igrejas: totalmente fechadas, somente atividades online;
Restaurantes, lanchonetes, lancherias, padarias: 30% do PPCI, com interdição de mesas para o distanciamento, das 6 às 22h;
Esportes de contato humano: estão proibidos no município;
Academias: das 6 às 18h, com distanciamento de 8 metros por pessoa e acompanhamento de profissional de saúde no local;
Salões de beleza: atendimento somente por agendamento, com distanciamento;
Agências bancárias: atendimento on-line ou presencial por agendamento, sem filas nas ruas.
Mín. 17° Máx. 27°