A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) entra em quadra no Uruguai para manter a sua hegemonia na Libertadores de Futsal. A equipe barbosense, que conquistou o título nas últimas três edições do torneio, estreia neste domingo (16), às 14h, diante do Universitário, do Peru. Com seis títulos, a ACBF busca o Heptacampeonato para ser o maior vencedor da competição continental.
Em 2019, na Argentina, a ACBF derrotou o Cerro Porteño na final por 3 a 1 e se sagrou Hexacampeã da Libertadores. Assim como na última edição, a equipe barbosense terá a responsabilidade de representar o Brasil, ao lado do Corinthians, no torneio.
A ACBF está no grupo A, ao lado de San Lorenzo, da Argentina, e do Sportivo Bocca, do Equador, além do Universitário, do Peru. Avançam de fase os dois primeiros colocados de cada chave, além dos dois terceiros melhores colocados da fase classificatória.
Para a Libertadores de Futsal, a equipe comandada pelo técnico Edgar Baldasso relacionou os seguintes atletas para os confrontos: Fernando, Dener, Bruno Souza, Keko, Murilo, Pedro Rei, Richard, Pedro Carioca, Vaghetti, Jhow, Douglinhas, Pedro Bianchini, Vini Andades e Biel.
A Taça Libertadores da América de Futsal é realizada desde 2000. ACBF e Jaraguá são os maiores campeões, com seis títulos cada. Vencedor em 2016, o Cerro Porteño, do Paraguai, é a única equipe de fora do Brasil a faturar o título. Nas últimas três edições, realizadas em Lima, no Peru, em Carlos Barbosa e em Buenos Aires, na Argentina, a ACBF levou para casa o título da competição ao derrotar nas finais o Cerro Porteño, em duas ocasiões, e o Joinville, em seus domínios em 2018. Em 2020, o torneio foi cancelado devido à pandemia.
Os jogos da ACBF serão transmitidos pela página oficial do clube no Facebook e no canal oficial da Conmebol Libertadores de Futsal no Youtube.
Fase de grupos da Libertadores:
Grupo A: ACBF (Brasil), Universitário (Peru), San Lorenzo (Argentina) e Sportivo Bocca (Equador);
Grupo B: Corinthians (Brasil), Peñarol (Uruguai), Delta Te Quiero (Venezuela) e Projecto Latín (Bolívia);
Grupo C: Cerro Porteño (Paraguai), Alianza Platanera (Colômbia), Universidade de Chile (Chile) e Nacional (Uruguai)
Jogos da ACBF:
16/05 – 14h - ACBF x Universitário-PER
17/05 – 12h – ACBF x San Lorenzo-ARG
18/05 – 10h - ACBF x Sportivo Bocca-EQU
Mín. 17° Máx. 24°