A prática do crossfit se popularizou entre os brasileiros nos últimos anos, o que colocou o país como o segundo no mundo com maior número de boxes para a realização da atividade, atrás apenas dos Estados Unidos, onde a modalidade foi criada. A informação é da CrossFit Inc, detentora da marca no Brasil. Os benefícios para a saúde são muitos, mas é importante que o praticante ou quem pretende começar também esteja atento aos cuidados para evitar lesões.
O ortopedista especialista em joelhos, que atua na Seleção Brasileira de Futebol Feminino, João Hollanda, explica que o crossfit é caracterizado pela “realização de exercícios funcionais de alta intensidade e estímulos variados, envolvendo força, resistência cardiovascular, flexibilidade e agilidade”.
Para isso são associadas atividades do atletismo, da ginástica olímpica e do levantamento de peso olímpico. Dentre os exercícios praticados, estão abdominais, agachamentos, burpees, flexões, pranchas, mountain climb (escalada), dentre outros. Todos exigem o conhecimento da técnica para serem realizados corretamente a fim de evitar o risco de lesões.
Como é a aula
A aula de crossfit tem duração média de uma hora, sendo iniciada com o trabalho de mobilidade articular e, em seguida, o aquecimento. Depois é realizada a parte técnica, chamada de skill, quando são detalhados os movimentos que serão praticados.
Feito isso, começa a parte principal da aula: o WOD, do inglês workout of the day, também intitulado de “missão do dia” em português. “Essa etapa é preparada diariamente pelo instrutor, que deve buscar uma grande variação dos exercícios para evitar a repetição do mesmo estímulo feito em dias anteriores”, orienta João Hollanda.
Em geral, o aluno deve executar uma atividade no menor tempo possível ou fazer o maior número de repetições dentro de um tempo determinado. Por fim, o treino é encerrado com alongamento.
O especialista explica que os exercícios da aula são semelhantes para toda a turma, independente do nível de prática do aluno. O que varia entre iniciantes e veteranos é a carga e a intensidade com que são feitos.
Vantagens para o corpo e para a mente
O crossfit promove uma série de benefícios para saúde física e mental. A prática aumenta o condicionamento físico, deixa o metabolismo mais ativo, confere mais flexibilidade e agilidade, melhora a mobilidade muscular, reduz o estresse, garante melhor qualidade do sono e é uma grande aliada na perda de peso.
Outra vantagem é que a atividade é capaz de treinar diferentes estímulos em um curto espaço de tempo, como a força, o aeróbico e a coordenação. Além disso, como as aulas são dinâmicas, com exercícios variados, e realizadas em grupo, é mais difícil o praticante cair na monotonia.
Cuidados na hora de se exercitar
Os praticantes de crossfit devem ficar atentos com alguns cuidados. O ortopedista especialista em joelhos, João Hollanda, reforça que os exercícios devem ser realizados com atenção às técnicas para que não haja o risco de lesões.
Ele explica que a ideia de “superação” que incentiva os alunos de crossfit a repetirem cada vez mais um exercício em menor tempo pode fazer com que a preocupação com a técnica fique em segundo plano, aumentando as chances de contusões.
Além disso, o especialista pondera que, como os exercícios trabalham a potência muscular, é indicado um trabalho prévio de base com força, estabilidade e mobilidade articular. “Por vezes, o crossfit pula essas etapas, o que também pode levar aos erros técnicos e à sobrecarga articular.”
Uma das consequências da sobrecarga articular é a condromalácia patelar, termo usado para se referir tanto ao amolecimento da cartilagem da patela quanto às dores provenientes da articulação entre esse osso e a tróclea femoral. Uma das principais causas da lesão é a sobrecarga mecânica decorrente do aumento das forças de compressão na região.
Hollanda afirma que a lesão afeta tanto homens quanto mulheres e é o segundo principal motivo de atendimento médico na ortopedia, atrás apenas da dor lombar. Os cuidados com a técnica na hora de realizar os exercícios do crossfit são fundamentais para evitar o problema.
Mín. 15° Máx. 18°