As gurias rubro-verdes terão pelo segundo ano consecutivo a responsabilidade de levar consigo Farroupilha e o Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro Feminino Série A2. A trajetória do SERC Brasil na competição inicia neste domingo (16), às 15h, em confronto diante da Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, em Capinas-SP.
Essa será a segunda vez que o clube vai disputar a competição nacional, após conquistar o bicampeonato do Interior no Campeonato Gaúcho de 2020. No ano passado, o time rubro-verde disputou de forma inédita o segundo escalão do futebol feminino. Com três pontos somados, a equipe farroupilhense terminou na penúltima colocação.
Neste ano, porém, o grupo vem reforçado e com experiência na bagagem. Com diversos reforços, inclusive com a soma de atletas que já disputaram a elite do futebol feminino, o Brasil espera fazer frente aos adversários em busca da vaga à fase de mata-matas. Em dois meses e meio de preparação, as jogadoras contratadas estiveram treinando todos os dias, enquanto as demais, as quais trabalham à tarde e treinam à noite, aumentaram o número de treinamentos semanais.
O Brasil novamente será o único time representante do Estado no Brasileirão A2. “É uma responsabilidade muito grande. Temos duas equipes que estão no nível da A1 e queremos levar o Brasil nesse nível também”, destaca a goleira Sabrina.
A atleta rubro-verde tem boas expectativas para a temporada e afirma que o Brasil poderá fazer frente aos adversários para chegar mais longe em relação à primeira participação. “Acreditamos que nosso time vai vir para atrapalhar muito mais do que ano passado. Nós viemos trabalhando muito forte durante a temporada e se colocarmos tudo em prática o que nossos treinadores estão nos passando acredito que vamos conseguir resultados positivos”, pondera Sabrina.
Na estreia, o Brasil terá pela frente a equipe da Ponte Preta, a qual foi rebaixada ao Brasileirão Série A2 em 2020. A equipe paulista, ao contrário do time gaúcho, teve uma curta pré-temporada. O Brasil já trata o primeiro confronto como uma “final”. “Estamos muito fechadas. Estamos todas puxando pelo mesmo lado: se uma está mal a outra está mal, se uma está bem a outra está bem e estamos como uma família. Estamos bem unidas para a competição”, afirma a lateral Yasmin, de 17 anos, um dos reforços do time rubro-verde para o campeonato nacional.
No confronto, o técnico Guilherme Lange irá cumprir suspensão e não vai viajar para a partida de estreia. O auxiliar técnico Paulo Motterle será o responsável por comandar a equipe diante do time paulista. As atletas que foram relacionadas para a partida foram: Sabrina, Gil, Fran Barbosa, Isa, Cíntia, Tai, Sara, Vick, Adri, Letícia, Yasmin, Fran Gaúcha, Greyce, Pâmela, Bruninha, Marina, Rhayssa e Luana.
Além da Pònte Preta e do Brasil, integram o grupo F o Vasco da Gama-RJ, América Mineiro, Athletico-PR e Chapecoense-SC. Avançam à próxima fase os dois primeiros colocados de cada chave mais os quatro melhores terceiros colocados da fase classificatória.
Serviço de jogo:
Ponte Preta-SP x Brasil de Farroupilha
Data e horário: 16 de maio – 15h
Estádio: Moisés Lucarelli, Campinas-SP
Arbitragem – Árbitro: Adriano de Assis Miranda (SP); Auxiliares: Rodrigo Meirelles (SP) e Paulo César Modesto (SP); 4º Árbitro: Adeli Mara Monteiro (SP)
Transmissão: CBF TV – My Cujoo
1ª rodada – Brasileirão Feminino A2 2021
Ponte Preta x Brasil-FAR
Vasco x América Mineiro
Chapecoense x Athletico-PR
Mín. 17° Máx. 24°