15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

As dores de cabeça podem ter relação com a coluna?

As características dessa dor de cabeça são bem típicas, piorando com alguns movimentos no pescoço

14/05/2021 às 14h46 Atualizada em 14/05/2021 às 15h38
Por: Jaqueline Bagnara Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Você sabia que uma simples dor de cabeça pode ter causa na coluna cervical? Pois é, uma dorzinha de cabeça que às vezes achamos ser algo normal e passageiro, pode ser reflexo de problemas na coluna. O acúmulo de tensão nos músculos das costas e do pescoço leva a um estímulo doloroso para o cérebro, que responde produzindo a chata e incômoda dor de cabeça.

Essa dor de cabeça normalmente é moderada, afetando apenas um lado da cabeça e atingindo, principalmente, as mulheres. Ela também é menos comum que a enxaqueca, mas afeta um percentual alto da população.

Mas, afinal, qual a relação entre as dores de cabeça do dia a dia e dores na coluna? Em tempos em que trabalhar em casa se tornou realidade, a má postura, o aumento da tensão muscular por causa do estresse e até mesmo algum desvio de coluna podem causar dor de cabeça que parece surgir do nada.

As características desse tipo de dor são bem típicas, por isso, preste atenção! A dor de cabeça associada a problemas na coluna inicia ou piora com alguns movimentos no pescoço e aumenta a sensibilidade da nuca, podendo ocorrer um formigamento na base do pescoço ou ainda uma sensação de "latejar" no pescoço.

Como prevenir as dores de cabeça com origem na coluna?

A prevenção desse tipo de dor geralmente é simples: o corpo necessita estar em movimento para fortalecer as articulações e musculaturas, prevenindo futuras dores e doenças.

Evitar ficar na mesma posição por muito tempo

Fazer intervalos durante o expediente

Alongar a região do pescoço

Esforçar-se para ter uma postura mais saudável

Ter um colchão e travesseiro de qualidade para uma boa noite de sono.

Caso você já esteja sentindo dores, recomendo utilizar uma compressa de água morna em seu pescoço por aproximadamente 15 minutos ou fazer alguns exercícios de alongamento para o pescoço por aproximadamente 10 minutos.

Mas não esqueça que se as dores continuarem com uma frequência constante, o ideal é procurar ajuda especializada para tratar a coluna, eliminando o problema pela raiz. Profissionais da fisioterapia farão um tratamento individual e especial, com massagens, exercícios e mobilização das vértebras.

Fonte: Bernardo Sampaio Fisioterapia - CREFITO 3:125.811F/SP

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários