Nova Roma do Sul saiu na frente na Serra gaúcha e garantiu a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 para boa parte dos profissionais da educação na cidade. Ainda na segunda-feira, 10, a imunização começou a ser realizada nas escolas do município.
Segundo a prefeitura, foram vacinadas 55 pessoas entre professores, funcionários e motoristas do transporte escolar na última segunda-feira (10). Os profissionais receberam a primeira dose provenientes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A vacinação ocorreu dentro das escolas – duas municipais e uma estadual. Não há instituição privada na cidade. "Nós sempre tivemos a preocupação que as aulas presenciais voltassem e, por isso, a intenção de vacinar os professores. Era sempre uma bandeira nossa", esclarece o secretário da Educação, Cultura e Desporto, Cristiano Panozzo.
O secretário ainda reforça que sempre houve a prioridade para os grupos elencados pelo Ministério da Saúde (idosos, pessoas com comorbidades, entre outras). "Inclusive, fizemos o chamado para pessoas que por acaso não tivessem sido vacinadas por estarem fora da cidade ou por outro motivo", diz Panozzo.
Até a manhã desta quarta-feira (12), o município contabilizava a aplicação de 1.104 vacinas referentes à primeira dose e 471 da segunda. Nova Roma do Sul tem cerca de 3,6 mil habitantes atualmente. Além de Nova Roma do Sul, já começaram a vacinar professores e profissionais da educação os municípios de Esteio, São Leopoldo, Campo Bom, Cachoeira do Sul e Restinga Seca.
Mín. 17° Máx. 27°