Assim como para muitos setores, em função da pandemia de Covid-19, o último ano foi de grandes desafios para o turismo em Bento Gonçalves. Em um período marcado por restrições em virtude do coronavírus, o segmento enfrentou momentos delicados, mas, ao longo dos últimos meses, o cenário parece ter começado a melhorar.
Com a implantação do "Selo Ambiente Limpo e Seguro", os estabelecimentos instaladas nas várias rotas do município que recebem um grande fluxo de visitantes puderam reabrir, observando as normas sanitárias e de prevenção. De acordo com dados divulgados nesta semana pela Secretaria de Turismo, nos primeiros três meses deste ano, a Capital Brasileira do Vinho recebeu mais de 199.041 turistas.
O índice é praticamente 40% inferior a 2020, quando Bento foi visitada por 331.021 pessoas, mas é visto de forma positiva em meio a um contexto de muitas incertezas. Neste período, os hotéis trabalharam com a ocupação máxima de 50%, porém o fluxo de hóspedes ficou abaixo disso: janeiro teve 41% de ocupação; fevereiro, 40,60%; e março, 10,64%, fazendo com que a média do trimestre finalizasse em 30,75%.
No período em que todo o Estado esteve em bandeira preta, os atrativos urbanos e das rotas turísticas permaneceram fechados. Somente os estabelecimentos localizados na beira de estradas e rodovias estavam aptos a funcionar. Todas as vinícolas, por exemplo, se mantiveram fechadas. “Mesmo com todas as dificuldades que o setor enfrenta por conta da pandemia, as restrições de público fizeram com que o turista se espalhasse entre vários locais, fazendo com que houvesse uma boa distribuição entre vários atrativos, permitindo assim a garantia do emprego e renda de muitas famílias”, comenta o secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto.
Perfil dos visitantes
Através de seus Centros de Atenção aos Turistas (CATS), a secretaria realizou uma pesquisa para saber o perfil dos turistas que visitam Bento Gonçalves. Foram realizados 3.455 atendimentos, sendo que, em março, durante a bandeira preta, foram apenas 183. Essa pesquisa mostrou os seguintes dados do perfil turístico da Capital do Vinho:
Origem dos visitantes
RS – 50,46%
SC – 15,09%
SP – 6,57%
PR – 4,76%
RJ – 4,27%
MG – 2,41%
DF – 1,49%
BA – 1,43%
CE – 1,37%
Outros – 12,16%
Tempo de permanência média do turista na cidade: 2,96 dias.
Número de visitantes por rota turística:
Caminhos de Pedra: 54.853
Vale dos Vinhedos: 42.758
Vale do Rio das Antas: 12.697
Cantinas Históricas: 5.187
Encantos de Eulália: 3.617
Área Urbana: 79.929
Total de visitantes: 199.041
Na pesquisa, também foi perguntado aos visitantes os motivos que os levaram a conhecer a cidade. Segundo a Secretaria de Turismo, a indicação de amigos sempre é um destaque. Pelo menos 34,52% vieram por esta razão, seguidos de 34,17% que retornaram à cidade pois já tinham vindo anteriormente, 9,86% que a conheceram pela portal do Turismo, 4,49% pelo Facebook, 3,18% pelo Instagram e, nos demais canais, 13,78%.
Neste trimestre, predominou a visita de famílias e casais com filhos (51,84%). Na sequência, estão os casais sem filhos (30,26%), amigos (14,39%) e viajantes sozinhos (3,51%).
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