13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Quem disse que não pode? Cachoeira do Sul é a primeira cidade gaúcha a vacinar profissionais de Educação

Prefeito José Otávio Germano autorizou o início da imunização a partir da manhã deste sábado, 8 de maio, na cidade da Região Central.

08/05/2021 às 11h19
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Prefeitura de Cachoeira do Sul
Compartilhe:
Quem disse que não pode? Cachoeira do Sul é a primeira cidade gaúcha a vacinar profissionais de Educação

Quem disse que os profissionais da área da Educação não podiam ser vacinados. Pois em Cachoeira do Sul, o prefeito José Otávio Germano (PP) resolveu contrariar a ordem dos vacinados e passou na frente os profissionais de educação e também os motoristas do transporte escolar. A vacinação iniciou neste sábado, 8. O objetivo é dar mais agilidade à retomada das aulas presenciais no município da Região Central do Estado. 

De acordo com a prefeitura de Cachoeira do Sul, estão sendo vacinados professores, funcionários de escolas e motoristas de transporte escolar. A previsão é de que a imunização contra a doença causada pelo novo coronavírus chegue a cerca de 2 mil profissionais em escolas municipais, estaduais e privadas, nos níveis infantil, fundamental e médio. A vacinação será organizada a partir de listas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), pelas escolas estaduais e particulares. “Seria injusto com a sociedade cachoeirense a volta às aulas sem a vacinação de todos os profissionais da área da educação. A vacinação gerará tranquilidade e segurança para quem ensina e para quem manda seus filhos para escola”, declarou o prefeito.

Como Cachoeira do Sul conseguiu vacinar os professores?

O procurador jurídico do município, Hélio Garcia Júnior, explica que a decisão do prefeito José Otávio não altera a ordem de prioridades do governo federal pela disponibilidade de doses por parte da Prefeitura de Cachoeira do Sul. Conforme levantamento da Secretaria da Saúde, o município tem hoje 4 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz disponíveis em estoque.

A lei municipal 4.731, de 22 de abril de 2021, de autoria do Executivo e aprovada por unanimidade pelos vereadores, estabelece, em caráter excepcional e extraordinário, prioridade de vacinação contra a Covid-19 aos servidores públicos e trabalhadores da Educação.

A decisão é amparada ainda na Portaria nº 863/2021, assinada nesta sexta-feira, 7, pelo prefeito José Otávio Germano, que determina a vacinação dos profissionais da área da educação, assim considerados aqueles que trabalham no âmbito das unidades escolares em atividade presencial nas redes pública e privada dos níveis de educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio em Cachoeira do Sul.

Como está funcionando a vacinação

A Secretaria Municipal da Saúde e a Defesa Civil organizou um drive-thru para vacinação dos professores e servidores de educação que estão atuando em ambiente escolar e para a continuidade da vacinação para portadores de comorbidades, que tiveram idade ampliada para a partir de 18 anos. O drive-thru acontece na Fenarroz, desde às 7h. O prefeito José Otávio também pediu que o Siprom seja um ponto de vacinação neste sábado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários