Uma megaoperação policial resultou na prisão de seis pessoas na manhã desta quinta-feira, 6 de maio, em Bento Gonçalves. Denominada Operação Cuba, a ação foi uma ofensiva contra as facções criminosas que estão agindo na cidade, envolvida com crimes de homicídio e tráfico de drogas. Uma sétima pessoa chegou a ser detida, mas foi liberada posteriormente.
A Operação Cuba contou com a participação de 86 policiais civis de diversas cidades da Serra Gaúcha e foi coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia. O novo delegado regional de polícia, Cleber de Lima, também participou da operação. Segundo o delegado, o grande efetivo utilizado na operação foi para demonstrar à criminalidade que Bento Gonçalves não é uma terra sem lei e que as forças de segurança estão atentas às movimentações dos criminosos. Lima lamentou apenas o fato do Poder Judiciário ter negado nove pedidos de prisão preventiva feitos pela delegada titular da 1ª DP, Maria Isabel Zerman. "Respeito a decisão do judiciário, mas não concordo. A operação poderia ter sido ainda melhor sucedida se estes mandados de prisão tivessem sido autorizados. Agora, com certeza, teremos que voltar posteriormente para prender estes criminosos, só que agora eles já estarão nos esperando, infelizmente", desabafou o delegado.
Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão nos bairros Tancredo Neves, Licorsul, Progresso, Univesitário. Foram presos G.R., de 25 anos, H.D.G.P., de 31, J.S.G., de 30, M.T.D.C.S., de 57, P. W. T., de 31, e E. T. S., de 18 anos, sendo eles quatro homens e duas mulheres. Os homens foram presos pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e posse de arma. As mulheres presas por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Um indivíduo, com tornozeleira eletrônica, chegou a ser levado para a delegacia, mas foi liberado posteriormente, sendo autuado por posse de droga.
Foram apreendidos 19 celulares, 4 veículos, R$ 1.173 em dinheiro, uma máquina de cartão, 175 pontos de LSD, 540g de cocaína, 5,20g maconha, 1 computador, 22g maconha e 1 revólver. Todos foram recolhidos à Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves.
Mín. 17° Máx. 27°