Após mais de cinco décadas na Avenida Planalto, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bento Gonçalves está prestes a abrir as portas de sua casa nova. O complexo educacional e recreativo, que é modelo no Brasil, será inaugurado na quinta-feira, 06 de maio, e chancela o início de um novo momento para a instituição, com foco na modernidade estrutural, ampliação de autonomia financeira e qualidade de vida aos alunos.
Com tecnologia de ponta e projeto arquitetônico de primeiro mundo, que busca reduzir gastos e otimizar resultados, a nova sede da associação - que está na rua Domênico Marini, no bairro Imigrante – contará com: salas de aula, fisioterapia, informática, artes, sensorial, dança, música e intervalo, além de piscina, biblioteca, padaria, fonoaudiólogos, médicos, psicólogos, assistentes sociais e um local dedicado exclusivamente para as mães.
Além disso, o complexo também é equipado com sistema de captação de água da chuva para uso em serviços, isolamento térmico e acústico, ar condicionado em todos ambientes e monitoramento por câmeras e internet via Bluetooth, com antenas instaladas em todos o perímetro da escola ampliando o alcance para todas dependências. Outro diferencial, é o uso de modernos painéis fotovoltaicos proporcionando uma redução considerável aos custos mensais com energia elétrica. O projeto, do arquiteto Fernando Pasquali, deverá servir como modelo para construções em outras cidades.
O complexo, com 2.500m² construídos em uma área de 20 mil m², também traz outra novidade, a Sala de Atividades da Vida Diária, que estimulará a realização de operações do cotidiano, como preparo de alimentos, separação e organização de itens da casa, aspectos de limpeza e higiene, entre outros. A novidade busca amplificar o rol de conhecimento dos alunos e promover, cada vez mais, a independência em rotinas básicas.
Atualmente, a APAE-BG atua com três grupos de atendimento: a escola regular, que funciona segundo a legislação do Ministério da Educação (MEC), com aproximadamente 60 alunos; o centro de convivência, que é frequentado pelos alunos que já concluíram a escola, mas precisam da integração social, com 45 alunos; e o Centro Clínico, que atende todas as áreas da Saúde com média de 200 casos por mês.
O caminho até a modernidade
Durante os quase cinco anos entre o início das tratativas entre a entidade e a Forma Espaços Imobiliários, empresa que edificou a nova sede da APAE-BG, o slogan “Mudar para Evoluir, Evoluir para se APAExonar” deu o norte ao caminho que pavimentou a rota de transição entre o passado e o futuro da associação. Isso por que o transcorrer dos anos trouxe à tona algumas dificuldades da escola, dentre eles a insuficiência financeira, o que evidenciou a necessidade de adotar novos ações e buscar parceiros que pudessem manter acesa a chama pela educação especial de qualidade em Bento Gonçalves.
Com isso em mente, após inúmeras reuniões por parte dos dirigentes da APAE-BG e seus órgãos fiscais e representativos, foi firmado o contrato de permuta com a Forma Espaços Imobiliários. No documento, fica estabelecida a construção da nova casa da entidade, além de outros incentivos à associação e, em contrapartida, o terreno onde estava edificada a entidade foi cedido à empresa. Para o atual presidente da APAE-BG, Paulo Ranzi, a transição era imprescindível, dada a situação, e a nova sede é uma grande oportunidade de melhorar a qualidade de vida dos alunos.
Entretanto, a história de corroboração entre a edificadora e a entidade não é nova. Pautados pela consciência social, Paulo Sérgio Pompermayer, diretor e engenheiro da Forma Espaços Imobiliários e Francisco Alexandre Faggion Filho, sócio-diretor da Forma Espaços Imobiliários, reiteram o valor de retorno à comunidade integrado ao projeto. “A Forma, junto com a Imobiliária Faggion, já auxiliava a APAE em questões de doações e acompanha a trajetória deles há muito tempo. Ao tomarmos ciência das grandes dificuldades nos últimos anos, propomos a reinvenção da escola como um todo, migrando para uma área 4 vezes maior e com instalações que servissem de modelo para todo Brasil. É uma construção carregada de valor histórico e emocional, que vale nosso esmero. Essa conquista vai contribuir para o benefício da sociedade como um todo”, celebra Faggion. O projeto arquitetônico foi desenvolvido por Fernando Pasquali.
Cerimônia de entrega on-line
Devido às restrições impostas pela atual pandemia de Covid-19 e primando sempre pela vida, a cerimônia de entrega da nova sede da APAE-BG será feita de forma virtual. O ato será transmitido em tempo real, por meio dos canais do Youtube e Facebook da entidade nas mídias sociais, tal qual pelas páginas da Forma Espaços Imobiliários, empresa que edificou a obra. A transmissão terá início às 9h30min.
O que: Entrega da nova sede da APAE-BG
Quando: Quinta-feira, 06 de maio de 2021
Onde: Canais digitais da APAE-BG e Forma Espaços Imobiliários
Horário: 9h30min
Mín. 13° Máx. 29°