A 4ª Delegacia de Polícia de Canoas realizou mais uma edição da Operação Arca na manhã desta quinta-feira (29). O alvo foi um idoso de 61 anos acusado de estuprar cães. Ele tem histórico de Transtorno de Acumulação Compulsiva. O mandado de busca e apreensão foi cumprido no bairro Mathias Velho.
Segundo apurado pela polícia, o homem tem 20 cães e, além dos estupros, os animais vivem em condições de maus tratos e sem comida. Há registros em forma de vídeo dos cães se mordendo e se atacando de forma brutal, como se estivessem buscando se alimentar uns dos outros. Uma averiguação prévia no local constatou que eles viviam em situação precária e sem higiene.
Coordenando a operação, a delegada Tatiana Bastos informa que há uma investigação contra o suspeito. “Não é só crueldade, isso é maus tratos. Todos serão examinados pela veterinária da Prefeitura para confirmar os estupros. Ele vinha sendo investigado pelos abusos já”, declara.
A ação conta com o apoio da Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA), Secretaria de Saúde e Secretaria da Cidadania de Canoas. Uma avaliação de risco foi realizada pela psicóloga Karen Netto, além de outros encaminhamentos na área de saúde e assistência social ao suspeito, uma vez que o tutor dos caninos se trata de um idoso de 61 anos. “A Operação Arca é uma operação especial, porque usa a logística de outras ações da Polícia Civil e a inteligência e permanente porque é ativa ininterruptamente”, afirma o Diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional de Canoas – 2ªDPRM, Delegado Regional Mario Souza. Segundo ele, “o caso é grave pelo estado de fome que os animais chegaram, inclusive com canibalismo segundo as investigações”.
Mín. 13° Máx. 29°