Em uma campanha vergonhosa, o Esportivo se despediu do Campeonato Gaúcho 2021 tomando uma sonora goleada do Internacional. O time do técnico Gustavo Papa levou 5 a 0 no Estádio Beira-Rio. Com o resultado, o Alviazul está rebaixado para a Divisão de Acesso.
O jogo quase começou 1 a 0 para o Inter. Isso porque, logo aos quatro minutos, Rodinei cobrou falta e Zé Gabriel testou de cabeça para o fundo das redes do goleiro Anderson, abrindo o placar para o Inter. O Esportivo escapou de tomar o segundo aos 11 minutos, quando Patrick entrou na área sozinho e chutou à direita do gol de Anderson.
O Esportivo chegou pela primeira vez aos 17 minutos, numa cobrança de escanteio. Lucas Hulk cabeceou por cima do gol de Daniel. Logo em seguida, Vini Martins chutou forte, mas a bola passou por cima do gol. Aos 24 minutos, Rodinei cobrou nova falta, e o zagueiro Pedro Henrique perdeu o gol cara a cara com o goleiro Anderson.
Aos 32, num contra-ataque rápido puxado por Yuri Alberto, Nonato recebeu na área e chutou forte para marcar o segundo gol do Inter no jogo. Aos 39 minutos, o Inter chegou ao terceiro gol em um pênalti em Rodinei, marcado após triangulação dentro da área. Yuri Alberto chutou bem e fez 3 a 0 somente no primeiro tempo.
Mesmo sendo goleado, o Esportivo voltou para o segundo tempo precisando fazer um gol, desde que Pelotas e Caxias empatassem. Porém, o time não teve competência para fazer um gol sequer. Aos 16 minutos, Rodinei, o destaque do jogo, cobrou mais uma falta na cabeça de Rodrigo Dourado, que fez o 4 a 0. Aos 22 minutos, mais uma vez Rodinei, que estava impossível na partida e apareceu como atacante, recebendo um passe de Rodrigo Lindoso e marcando o 5 a 0.
11 jogos, 3 técnicos e um festival de vexames
Um time fraquíssimo e incapaz de qualquer coisa no Campeonato Gaúcho. Esse é o resumo do que era o elenco montado pelo Esportivo em 2021. Foram 11 jogos e apenas 9 pontos ganhos, sendo 5 deles com o último técnico Gustavo Papa. Antes dele, penaram com esse time ruim os técnicos Luís Carlos Winck e Rogério Zimmermann, que pediu pra sair, ao ver a fragilidade do elenco. A campanha também mostrou a dificuldade da atual diretoria do Esportivo que conseguiu o feito de desmontar inteiramente um time que foi Campeão do Interior em 2020 e montar um time que não faz frente nem na Divisão de Acesso para a disputa da Série A do Gauchão. Com isso, não restava outro caminho para o Alviazul, senão o retorno para a segunda divisão. Uma vergonha histórica de um dos piores times montados nos mais de 100 anos do clube.
Mín. 17° Máx. 24°