A permanência do Esportivo na primeira divisão do futebol gaúcho está em jogo. A equipe de Bento Gonçalves visita o Internacional neste sábado (24), às 21h, no Estádio Beira-Rio, pela rodada derradeira da primeira fase, a qual vai definir o futuro do clube na competição estadual. A equipe comandada pelo técnico Gustavo Papa necessita de uma vitória sobre o time colorado, caso contrário terão que contar com resultados paralelos para se manter na elite.
Com 9 pontos conquistados, o Esportivo está fora da zona do rebaixamento, ocupando a 10ª colocação, porém, com a mesma pontuação que o Novo Hamburgo, levando a melhor no saldo de gols. O alviazul depende de suas próprias forças para seguir na primeira divisão estadual. Em caso de derrota, o time de Bento Gonçalves terá que torcer por tropeços do Novo Hamburgo e do Pelotas, os quais jogam em casa diante do São José e do Caxias, respectivamente.
Em busca de um feito histórico no Beira-Rio, o Esportivo almeja quebrar o tabu de 38 anos sem vencer do Internacional no Campeonato Gaúcho. A última vitória ocorreu em 1983, quando o alviazul derrotou a equipe da capital pelo placar de 1 a 0, com gol de Guilherme Macuglia. No histórico do confronto, as equipes se enfrentaram em 91 ocasiões, com 6 vitórias do Esportivo, 28 empates e 57 vitórias do Inter.
No ano passado, em Bento Gonçalves, o alviazul conseguiu arrancar um empate em 1 a 1, enquanto que, no Beira-Rio, o Esportivo foi superado pelo placar de 4 a 0, em confronto válido pela semifinal da Taça Francisco Noveletto – o segundo turno do Gauchão 2020.
Para a partida, Gustavo Papa terá novamente os desfalques do volante Mateus Norton e do meia Anderson Dim, os quais seguem se recuperando de lesão. Além deles, o zagueiro Rafael Dumas também é dúvida para a partida. A equipe alviazul deverá entrar em campo com a mesma escalação que empatou com o Juventude em 2 a 2 na rodada passada, com Anderson, Itaqui, Júnior Alves, Juan Sosa e Michael; Lucas Hulk, Mateus Santana e Juninho Tardelli; Vini Martins, William Amorim e Warlei.
O Internacional, do técnico espanhol Juan Ángel Ramírez, que vem de derrota na Libertadores para o Always Ready, da Bolívia, por 2 a 0, deverá vir a campo com um time misto. Os zagueiros Lucas Ribeiro, lesionado, e Cuesta, suspenso com cartão amarelo, além do meia Boschilla e do zagueiro Rodrigo Moledo, que seguem se recuperando de lesão, são desfalques. O centroavante Guerrero é dúvida para a partida. O provável time do Inter tem Marcelo Lomba; Rodinei, Zé Gabriel, Pedro Henrique e Léo Borges; Rodrigo Lindoso, Nonato e Praxedes; Peglow, Yuri Alberto e Patrick.
Serviço de jogo:
Esportivo x Internacional
Data e horário: 24/04 – 21h
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre-RS
Arbitragem – Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro; Auxiliares: Artur Avelino Birk Preissler e Fabulo Oliveira Diniz; 4º Árbitro: Rodrigo Brand da Silva
11ª rodada – Gauchão 2021 – 24/04 – 21h
Ypiranga x Grêmio
Internacional x Esportivo
São Luiz x Aimoré
Novo Hamburgo x São José
Juventude x Brasil de Pelotas
Pelotas x Caxias
Mín. 17° Máx. 24°