15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Prática do Pilates na adolescência pode trazer muitos benefícios

Método oferece flexibilidade, postura, condicionamento físico e foco para seus praticantes

23/04/2021 às 14h29 Atualizada em 23/04/2021 às 14h44
Por: Jaqueline Bagnara Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Prática do Pilates na adolescência pode trazer muitos benefícios

É na adolescência que acontecem descobertas e mudanças importantes, tanto físicas quanto mentais, o que torna a fase ideal para começar ou intensificar uma atividade física. O crescimento acelerado costuma causar dores nas costas e nas articulações, sendo a prática regular de exercícios uma ótima aliada nesse sentido.

Além disso, durante a adolescência, as relações anatômicas e estruturais do corpo não estão completamente consolidadas, podendo sofrer modificações tanto benéficas quanto maléficas. Não praticar nenhuma atividade física ou não cuidar da postura, por exemplo, pode ser tão prejudicial quanto fazer atividades de forma errada.

O Pilates entra como ótima alternativa para adolescentes, pois ajuda a melhorar a flexibilidade, fortalece os músculos e trabalha habilidades respiratórias e concentração, auxiliando nos desempenhos atléticos e intelectuais. A atividade também é responsável por facilitar a drenagem linfática e incentivar o sistema respiratório, reduzindo o estresse diário.

Por meio do pilates, adolescentes podem, ainda, entender melhor como funcionam seus movimentos e postura, servindo como incentivo para que sempre trabalhem a consciência corporal ao longo da vida.

Benefícios do pilates na adolescência

1. Melhora a postura

Como adolescentes enfrentam surtos de crescimento, correm o risco de desenvolver escoliose, hipercifose (corcunda) ou ombros arredondados. O pilates ensina a postura correta ao realizar movimentos funcionais, além de impulsionar a memória muscular da postura correta no dia a dia.

2. Emagrecimento e melhor conexão mente-corpo

A prática regular de pilates pode promover mudanças significativas no corpo de adolescentes, pois melhora o tônus muscular, equilibra a musculatura e ajuda a manter uma boa postura. A prática também atua na conexão mente-corpo, já que a cada movimento realizado com toda a atenção o corpo e a mente se unem em sintonia para a realização do exercício.

3. Melhora o nível de foco

Como falado no item anterior, o pilates é um exercício que une mente e corpo em sintonia, já que a falta de foco durante os exercícios pode ocasionar em erros posturais. É por isso que na prática é crucial cultivar a capacidade de manter o foco em cada movimento, fator que pode ser de grande serventia para adolescentes em desenvolvimento.

4. Melhorar o desempenho esportivo

Como os esportes são uma parte importante da vida de adolescentes, a boa notícia para jovens é que pilates pode aumentar a força, a flexibilidade, a coordenação e o nível de condicionamento. Esses fatores são essenciais para o bom desempenho em outras práticas esportivas diversas.

5. Diminui o estresse

Algumas práticas esportivas podem provocar uma resposta de "lutar" ou "fugir" do estresse que habita no corpo. O alongamento e fortalecimento suaves do pilates, porém, oferecem os mesmos benefícios das formas tradicionais de exercício sem o mesmo estresse no organismo. Com menos hormônios do estresse fisiológico percorrendo o corpo, há uma sensação de relaxamento e felicidade.

Sempre busque a orientação de um profissional de sua confiança para iniciar a pratica!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários