15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Uso da vitamina C na rotina de pele

A vitamina é segura para todos os tipos de pele, mas sempre vale a pena testar e consultar seu dermatologista.

22/04/2021 às 14h47
Por: Jaqueline Bagnara Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Uso da vitamina C na rotina de pele

Todo mundo já ouviu falar que a gente deve incluir uma boa dose diária de vitamina C na dieta para manter a saúde em dia. Mas você sabia que a nossa pele também pode se beneficiar muito com essa substância aplicada diretamente sobre ela como tratamento? A vitamina C é um superantioxidante e um dos ingredientes mais potentes para manter a pele macia, uniforme, além de combater o envelhecimento precoce e dar aquele "glow" que a gente tanto ama e sente falta.

A diferença no aspecto da pele é impressionante após um mês de uso contínuo. Algumas dúvidas: "será que serve para qualquer tipo de pele?"; "A vitamina não causa irritação?

Como usar a vitamina e quais os benefícios e cuidados.

Vitamina C protege dos danos do sol e poluição os radicais livres formados a partir dos raios ultravioleta sobre a pele e também dos elementos tóxicos da poluição são responsáveis pelos maiores danos que causam o envelhecimento da pele. A vitamina C tem a capacidade de limitar o estrago que esses radicais livres causam nas células da pele. Você já reparou que, quando colocamos gotas de limão sobre uma maçã recém-cortada, ela demora mais tempo para amarelar? Esse é mais ou menos o efeito antioxidante que a vitamina C causa na pele (falando grosseiramente).Ela deve ser usada antes de aplicar o protetor solar (mas jamais deixe de usa-lo) logo pela manhã.

Vitamina C ajuda na produção de colágeno a vitamina C tem um papel importante na produção de colágeno que diminui conforme envelhecemos. Essa falta de colágeno causa perda da elasticidade, flacidez e linhas de expressão. Neste caso usar a vitamina topicamente ajuda a pele a ter abundância da vitamina como ingrediente para essa produção de colágeno.

 Vitamina C uniformiza a aparência da pele e dá um efeito "glow" Vitamina C tem um efeito anti-inflamatório, o que na prática significa que ela ajuda a pele a ficar com menos vermelhidão. Manchinhas causadas por espinhas e sol também tendem a clarear com o uso da substância, deixando a pele com aparência mais uniforme. Aquela aparência de pele opaca na maturidade também melhora muito.

Como usar a vitamina C

Procure versões na seção de dermocosméticos da farmácia. Confira sempre o rótulo. Quanto maior concentração, mais caro o produto, em geral. E nada de e deixar o frasco por meses sobre a pia banheiro. A substância oxida muito facilmente em contato com o ar e perde a eficácia (guarde em ambiente bem fechado e escuro). A maior parte dos produtos são em forma de sérum com concentração de vitamina C de 10 a 20%.

Aplique na parte interna do braço inicialmente e esperar 24 horas para observar se não há irritação antes de aplicar no rosto. Depois de lavar o rosto pela manhã, aplique a vitamina C antes de qualquer outro produto. E depois siga com seu hidratante e protetor solar por cima. A vitamina é segura para todos os tipos de pele, mas sempre vale a pena testar e começar com uma concentração menor (10%) e depois aumentar até 15% para evitar irritação.

E, claro, como sempre, consulte seu dermatologista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários