A Bling, empresa de Bento Gonçalves que vem ganhando destaque no sistema de gestão empresarial no país, acaba de ser comprada pela Locaweb. A gigante da tecnologia vai pagar R$ 524,3 milhões pela aquisição da empresa bento-gonçalvense. A transação está sujeita ainda a ajustes de dívida líquida e capital de giro.
A bento-gonçalvense Bling foi fundada em 2009 e é uma companhia de sistema de gestão empresarial (ERP) voltada ao segmento de pequenas e médias empresas, com mais de 200 integrações que oferecem soluções para negócios físicos, virtuais ou híbridos, auxiliando na gestão e organização dos negócios por meio de módulos para emissão de notas fiscais eletrônicas, catálogo de produtos, estoques e vendas multicanal, gestão financeira, integrações com plataformas de e-commerce, marketplaces e soluções logísticas, dentre outros serviços. Desde a sua criação, a Bling vem ampliando o seu portfólio. Desde 2020, os clientes da empresa têm acesso a uma conta digital integrada ao ERP. Para os próximos meses, a empresa programa adicionar mais serviços a esse pacote, como PIX, adquirência e antecipação de recebíveis. “Além da possibilidade de oferecer a plataforma para os mais de 400 mil clientes da Locaweb, o Bling continuará trabalhando de forma agnóstica, com novas integrações e atendendo as demandas de todo o mercado”, informou a Locaweb.
No comunicado, a empresa informou ainda que, nos últimos doze meses, a base de clientes pagantes da Bling cresceu 62% e que a receita anual recorrente da companhia foi de R$ 60 milhões no período, um salto de 79%. Como parte da tese adotada pela Locaweb em suas aquisições, Antônio Nodari, fundador da Bling, seguirá como CEO da operação, assim como o time da companhia será mantido.
Em relatório, o BTG Pactual ressalta o fato de a aquisição ter sido a maior realizada pela companhia até o momento e observa que, com a Bling, a Locaweb incorpora “a última peça da mandala” ao seu ecossistema. “Com a aquisição da Bling, a Locaweb entra no negócio de sistemas de gestão, tornando seu portfólio de serviços ainda mais robusto. A empresa tem mais de 400 mil clientes para os quais pode ofertar o sistema”, escreveram os analistas Carlos Sequeira e Osni Carfi.
A dupla destaca que o portfólio da Bling tem mais perspectivas de penetração na base de clientes da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb, especialmente entre as empresas que estão sendo adicionadas à carteira da divisão. Os dois analistas mantêm a recomendação de compra para as ações do grupo e acrescentam que a Locaweb deve seguir entregando fusões e aquisições “poderosas”.
A Locaweb também comprou a totalidade das ações de emissão da Pagcerto Soluções em Pagamento S.A, serviços estes que serão integrados e aproveitados pelo Bling. A aquisição da Pagcerto será realizada pela Bling após esta se tornar uma sociedade controlada pela companhia, ou seja, após a conclusão da operação nos termos do Contrato Bling, que estão sujeitas à aprovação junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Mín. 14° Máx. 25°