O Esportivo chegou à última rodada da fase classificatória do Gauchão de 2021 fora da zona do rebaixamento. A equipe comandada pelo técnico Gustavo Papa depende somente de suas próprias forças para escapar do descenso. No entanto, o alviazul terá o difícil e improvável desafio de bater o Internacional, no Beira-Rio, na rodada derradeira, a qual ocorre neste sábado (24), às 21h, no Estádio Beira-Rio. Se não vencer, resta para o time de Bento Gonçalves secar os seus adversários diretos na parte de baixo da tabela.
Esportivo, Novo Hamburgo, ambos com 9 pontos, e Pelotas, com 8 pontos, ocupam as três últimas colocações do campeonato. Porém até mesmo Brasil de Pelotas, São José e São Luiz, os quais estão com 12 pontos, têm chances matemáticas de cair, apesar de a probabilidade ser pequena.
Quem enfrenta quem na última rodada:
Internacional x Esportivo – Beira-Rio, Porto Alegre;
Novo Hamburgo x São José – Estádio do Vale, Novo Hamburgo;
Pelotas x Caxias – Boca do Lobo, Pelotas.
EM CASO DE VITÓRIA E QUEBRA DE TABU
Uma vitória sobre o Internacional em pleno Beira-Rio garante a permanência do Esportivo na elite. Caso a equipe alviazul consiga realizar a façanha de derrubar o tabu de 38 anos sem ganhar do time colorado, o alviazul ultrapassa o São José ou permanece à frente do Novo Hamburgo, dependendo do resultado do confronto no Estádio do Vale.
Em uma situação hipotética, caso o Esportivo vença o Internacional por 1 a 0 e o Novo Hamburgo conquiste uma vitória por 2 a 0 sobre o São José, o Anilado ultrapassa o alviazul no saldo de gols. No entanto, consequentemente, deixa a equipe de Porto Alegre atrás do time de Bento Gonçalves também por conta do critério de desempate. Portanto, uma vitória no Beira-Rio salva o Esportivo do descenso.
EM CASO EMPATE NO BEIRA-RIO
Caso o Esportivo conquiste um empate diante do Internacional fora de casa, o alviazul terá que torcer por um empate ou derrota de ambas as equipes que estão na zona do rebaixamento, ou seja, Novo Hamburgo e Pelotas, os quais jogam em seus domínios na última rodada.
EM CASO DERROTA
Se o Esportivo for superado pelo Internacional, ainda há chances de se salvar do rebaixamento. Em caso de derrota, o alviazul terá que contar com um resultado negativo do Pelotas e do Novo Hamburgo.
Além disso, caso o Anilado sofra uma derrota pela diferença de apenas um gol, o Esportivo não poderá perder pela diferença de mais de um gol no placar, uma vez que o saldo de gols se igualaria ao do Novo Hamburgo, e o time do Vale do Rio dos Sinos ultrapassaria o alviazul pelo número de gols anotados na competição, que é o segundo critério de desempate.
Por exemplo: se o Novo Hamburgo perder por 1 a 0 e o Esportivo sofrer uma derrota por 2 a 0, as equipes permanecem com 9 pontos e igualam o saldo em -6. No segundo critério de desempate - o número de gols marcados na competição - o Anilado, que atualmente tem 12 gols, ultrapassaria o alviazul, que anotou somente sete no campeonato.
11ª rodada – 24/04 – 21h
Internacional x Esportivo
Novo Hamburgo x São José
Pelotas x Caxias
São Luiz x Aimoré
Juventude x Brasil de Pelotas
Ypiranga x Grêmio
Classificação:
Mín. 17° Máx. 27°