O pijama é muito mais do que a roupa escolhida para hora de dormir. Artigo divulgado pela Agência Brasil aponta que a qualidade do sono está relacionada ao bem-estar, melhor humor ao longo do dia e até mesmo ao fortalecimento do sistema imunológico e à prevenção de doenças graves. Como requisitos para uma boa noite de sono, o estudo recomenda que a pessoa escolha pijamas confortáveis, que permitam mobilidade e se adequem à temperatura do ambiente.
Entretanto, existem diversas peças da linha noite disponíveis no mercado, com vantagens próprias, que podem ser indicadas para contextos específicos. Compreender os benefícios de alguns dos itens mais populares do segmento, como a camisola e o baby doll, é passo essencial para garantir a escolha do pijama adequado, potencializando a qualidade do sono.
Camisola é clássica, leve e permite movimentos
Vantagens da camisola
Utilizada por famílias reais na Idade Média, tanto por homens quanto por mulheres, a camisola é um item atemporal no setor de linha noite. Atualmente, a variação de modelos disponíveis faz da peça uma opção versátil e prática, podendo ser encontrada com mangas compridas, em estilo regata e ainda como um vestido longo ou curto.
A camisola é alternativa indicada para quem não gosta de peças que impedem o movimento. Por ter um corte sem elásticos na cintura e restrições das pernas, os membros inferiores ficam totalmente livres ao longo da noite, permitindo a mobilidade do corpo - ponto relevante na hora de aprimorar a qualidade do sono.
Com a escolha de tecidos estratégicos - como liganete (um tipo de malha suave) e microfibra -, o item também é fresco e leve, ideal para dias quentes. Por fim, por ser uma roupa maleável, é fácil de inseri-la em malas ou bolsas de viagem, ocupando menos espaço e facilitando a arrumação.
Baby doll é ideal para a rotina e noites românticas
Benefícios do baby doll
Diferente da camisola, o baby doll é uma criação mais recente no segmento de linha noite. Feita por estilistas americanas na década de 1940, inicialmente a alternativa era apresentada como uma "camisola mais curta", medida que reduzia a quantidade de tecido utilizado, essencial em época de crise econômica.
Aos poucos, shorts curtos foram acoplados à blusa, oferecendo mais conforto às mulheres, que poderiam se mexer sem medo de expor muita pele. Atualmente, o baby doll também é uma opção flexível, já que, com poucos itens, é possível fazer combinações distintas e criar novos conjuntos.
A peça é bem-vinda em diferentes contextos, desde noites casuais até encontros românticos. Para o dia a dia, itens feitos de malha e algodão são indicados. Já para intensificar a sensualidade, a seda é a alternativa ideal. Por ser um tecido fresco, também é recomendado em noites de verão.
Ao passo que possui elástico e divisão entre as pernas, sendo uma opção que restringe mais os movimentos do que a camisola, pode também oferecer maior segurança. Para mulheres que se mexem na cama e têm medo de acabar expondo a calcinha, o baby doll é indicado para oferecer conforto, segurança e mobilidade na medida certa.
Mín. 15° Máx. 18°