O Esportivo encara nesta segunda-feira (19), no Estádio da Montanha dos Vinhedos, o jogo mais importante da temporada. O alviazul recebe o Juventude, às 20h, necessitando exclusivamente da vitória para chegar na última rodada vivo na luta contra o rebaixamento. Em caso de vitória, o time de Bento Gonçalves ultrapassa o Novo Hamburgo e finaliza a penúltima rodada da fase classificatória fora da zona de descenso.
A equipe comandada pelo técnico Gustavo Papa está na penúltima colocação do Gauchão com 8 pontos conquistados, um a menos que o Novo Hamburgo. O time vem de um empate diante do Ypiranga, em casa, em 1 a 1. Enquanto o Esportivo briga para não cair, o Juventude chega pressionado em busca de uma vitória para alcançar a zona de classificação à semifinal. O alviverde, que vem de uma eliminação na Copa do Brasil para o Vila Nova-GO, ocupa a 5ª posição com 13 pontos somados.
Essa será a terceira oportunidade que o Esportivo terá de deixar a zona do rebaixamento, a qual frequenta há cerca de um mês. No entanto, para isso, o alviazul terá que quebrar o tabu de 26 anos sem vencer do Juventude em seus domínios pelo Campeonato Gaúcho. A última vitória em casa diante do alviverde pelo estadual ocorreu em 1995.
No histórico do confronto, as equipes se enfrentaram em 163 ocasiões, com 30 vitórias do Esportivo, 64 empates e 69 vitórias do Juventude. O alviverde é o adversário contra o qual o alviazul mais enfrentou em sua trajetória centenária.
O último triunfo da equipe bento-gonçalvense contra o Ju foi no ano passado, quando o Esportivo encerrou uma seca de 25 anos sem vitórias diante do time de Caxias pelo Gauchão. Em confronto válido pela última rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho de 2020, o alviazul derrotou o alviverde por 3 a 2 em pleno Alfredo Jaconi. O resultado culminou no título do Interior para o Esportivo.
Desfalques e prováveis escalações
O Esportivo terá novamente as ausências do zagueiro Jean, do volante Mateus Norton e do meia Anderson Dim, os quais estão no departamento médico. No entanto, o técnico Gustavo Papa poderá ter no banco de reservas o defensor Léo Dagostini, que se recuperou de lesão e já voltou a treinar.
Para a partida, o treinador não deverá promover alterações no time titular. O alviazul pode vir a campo com Anderson, Itaqui, Júnior Alves, Rafael Dumas e Michael; Mateus Santana, Lucas Hulk e Juninho Tardelli; Vini Martins, William Amorim e Warlei.
No Juventude, do técnico Marquinhos Santos, o qual está significamente pressionado pelas más atuações, terá os desfalques do zagueiro Emerson e do lateral Samuel Santos, ambos diagnosticados com Covid-19, e do atacante Capixaba, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O volante Bochecha, que estava sendo negociado, vou reintegrado ao grupo e será opção no banco de reservas.
A equipe alviverde deve entrar em campo contra o Esportivo com Marcelo Carné; Paulo Henrique, Cleberson, Rafael Forster e Eltinho; João Paulo, Elton e Guilherme Castilho; Wescley, Marcos Vinicios e Matheus Peixoto.
Serviço de jogo:
Esportivo x Juventude – 10ª rodada
Data e horário: 19/04 – 20h
Local: Estádio Montanha dos Vinhedos
Arbitragem – Árbitro: Lucas Horn; Auxiliares: José Eduardo Calza e Luiza Reis; 4º Árbitro: Marcello Domingues Neto.
Transmissão: Premiere
10ª rodada - Penúltima rodada da 1ª fase
Aimoré 1 x 6 Internacional
Grêmio 3 x 1 Novo Hamburgo
Brasil de Pelotas 1 x 0 São Luiz
São José x Pelotas
Esportivo x Juventude
Caxias x Ypiranga
Mín. 17° Máx. 27°