Na briga contra o rebaixamento, o Esportivo vai encarar, nesta segunda-feira (19), o Juventude no jogo mais importante da temporada para a equipe alviazul. Para permanecer na luta contra o descenso, só a vitória interessa para o time de Bento Gonçalves. No entanto, para isso, o Esportivo terá que quebrar um tabu de 26 anos sem ganhar em seus domínios do alviverde pelo Campeonato Gaúcho.
A última vitória do Esportivo contra o Juventude em casa pelo campeonato estadual foi no dia 20 de julho de 1995, na fase final do Gauchão. O jogo seria realizado no dia 19, porém as fortes chuvas fizeram com que toda a rodada fosse adiada. Na despedida do lateral Cafu do alviverde, o alviazul superou o time de Caxias do Sul pelo placar de 1 a 0, com gol de Leco, sob intensa neblina e campo embarrado no Estádio da Montanha. Na partida, o autor do gol e o lateral-esquerdo Edson Girardi foram expulsos. Apesar disso, o time alviazul segurou o placar favorável até o apito final. Na ocasião, o Esportivo não vencia há cinco jogos.
Na vitória sobre o alviverde, o Esportivo, comandado pelo técnico Celso Freitas, entrou em campo com Dagoberto; Sebben, Kid, César e Edson Girardi; Nunes, Toninho Ferreto (Chulapa), Marcus Vinícius e Baggio (Alceu); Luciano André e Leco.
Histórico do confronto:
O Juventude é o adversário que o Esportivo mais enfrentou em sua centenária trajetória no futebol gaúcho. Até então foram 162 jogos entre as equipes, com 30 vitórias do Esportivo, 64 empates e 69 vitórias do Juventude. No confronto mais recente entre as equipes, o time de Bento Gonçalves conquistou uma vitória histórica pelo placar de 3 a 2 no estádio Alfredo Jaconi, em partida válida pela última rodada da fase classificatória da Taça Francisco Novelletto Neto, no Gauchão 2020. O resultado deu ao clube o título de Campeão do Interior e a vaga na semifinal do campeonato.
A vitória sobre o Juventude no ano passado quebrou um jejum de 25 anos sem vitórias do Esportivo contra o alviverde no Gauchão. No Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, o alviazul nunca derrotou o time caxiense pelo Campeonato Gaúcho. Porém, o time de Bento Gonçalves tem duas vitórias sobre o alviverde pela Copa FGF de 2004, quando se sagrou campeão.
Depois de encerrar o jejum de vitórias sobre o Juventude, agora o Esportivo tem como objetivo quebrar o tabu de 26 anos sem vencer do alviverde em seus domínios pelo Gauchão. A vitória, conciliada com um tropeço do Brasil de Pelotas ou do Novo Hamburgo na rodada, pode deixar o alviazul fora da zona do rebaixamento para a rodada derradeira da primeira fase.
Serviço de jogo:
Esportivo x Juventude – 10ª rodada
Data e horário: 19/04 – 20h
Local: Estádio Montanha dos Vinhedos
Arbitragem – Árbitro: Lucas Horn; Auxiliares: José Eduardo Calza e Luiza Reis; 4º Árbitro: Marcello Domingues Neto.
Transmissão: Premiere
10ª rodada - Penúltima rodada da 1ª fase
Aimoré 1 x 6 Internacional
Grêmio x Novo Hamburgo
Brasil de Pelotas x São Luiz
São José x Pelotas
Esportivo x Juventude
Caxias x Ypiranga
Mín. 17° Máx. 27°