Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, a educação tem buscado se manter ativa com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), ainda que elas não substituam o vigor das aulas presenciais. Nesse contexto, como forma de motivar alunos e professores, proporcionar novas experiências educacionais e para a vida, a Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline promoveu, durante o ano de 2020, o projeto "Diálogos", por meio do qual foram debatidas importantes questões como racismo, sustentabilidade, planejamento urbano e fake news.
Neste ano, com a turma que está concluindo o terceiro ano do Ensino Médio, o projeto está sendo novamente proposto, mas, desta vez, alçando um voo mais alto. A ideia é estabelecer, nesta quarta-feira, 14, um intercâmbio virtual com estudantes do Colégio e Liceo Santa Rita Agustinos, de Montevidéu, capital do Uruguai, através da plataforma Google Meet, tendo como objetivo discutir o seguinte tema no cenário do Mercosul: "Desafios de estudar em tempos de pandemia e quais as grandes aprendizagens como seres humanos neste momento da conjuntura planetária".
Coordenada pela professora de Geografia Eliana Passarin, a iniciativa considera que, pelo fato de o mundo estar cada vez mais conectado e globalizado, a importação e exportação de culturas são realidades frequentes, e todos os dias as pessoas estão sujeitas a conhecer algo diferente, inclusive um novo idioma. Dessa forma, a necessidade de se comunicar e trocar informações com pessoas de outros lugares se torna mais forte e mais presente a cada dia que passa, especialmente pela necessidade de se adaptar para acompanhar o que acontece ao nosso redor.
Mín. 17° Máx. 24°