13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Examinadores do Detran começam a receber imunização contra a Covid-19

Em várias situações, a ausência dos servidores em datas agendadas para provas práticas gerou indignação de quem pretende obter a CNH, inclusive em Bento Gonçalves

13/04/2021 às 10h29
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
(Foto: Divulgação DetranRS)
(Foto: Divulgação DetranRS)

Depois de uma série de "faltas" dos examinadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) a datas agendadas para provas práticas de direção, os servidores do órgão começaram a ser vacinados contra a Covid-19 nesta semana. O não comparecimento dos profissionais causou transtornos e indignação inclusive em Bento Gonçalves, junto a turmas de alunos dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) da cidade que pretendem obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Há pouco mais de um mês, um dos casos ocorridos foi relatado pelo NB Notícias. Na ocasião, mais de 30 candidatos não puderam realizar o teste final de direção.

Nesta semana, o Detran precisou até divulgar uma nota destacando que apenas examinadores e fiscais de trânsito estão sendo imunizados, em um total de 191 funcionários (26,5% do quadro). O motivo do esclarecimento, de acordo com a própria autarquia, foram "informações equivocadas espalhadas na internet". O texto explica que os demais servidores não estão contemplados nesse calendário de vacinação da Segurança Pública, e serão vacinados conforme cronogramas para a população em geral.

Os fiscais de trânsito que atuam nas operações da Balada Segura realizam, além das ações de fiscalização de trânsito, medição de temperatura dos motoristas, participam da Operação “Te Cuida RS”, orientam como se prevenir contra a doença e fazem a verificação e o controle de medidas sanitárias.

Os examinadores de trânsito, por sua vez, aplicam as provas de direção necessárias para a obtenção da CNH, viajando por todo o estado para avaliar quais candidatos têm condições técnicas de segurança para serem habilitados. Esse grupo de servidores atua monitorando o distanciamento social nos locais de aplicação dos exames, nos termos das normativas estaduais e das recomendações dos órgãos de saúde, solicitando a não permanência de acompanhantes nos locais de provas, evitando aglomerações e realizando a verificação e controle de medidas sanitárias.

Somente entre esses dois grupos, conforme o Detran, 28 pessoas já tiveram Covid-19. Ambas as atividades se enquadram na Nota Técnica nº 297/2021, emitida pelo do Ministério da Saúde.

O cronograma de vacinação desses dois grupos é o seguinte:
12/4 (segunda-feira) – Fiscais/examinadores com 50 anos ou mais
13/4 (terça-feira) – Fiscais/examinadores com 40 anos ou mais
14/4 (quarta-feira) – Demais fiscais/examinadores (20 anos ou mais)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários