A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Caxias do Sul revelou na manhã desta segunda-feira que o casal desaparecido da localidade de Santa Lúcia do Piaí foi morto por cobrar uma dívida em torno de R$ 100 mil em dinheiro de um dos três autores do crime. Os corpos das vítimas, Adriano Camargo Leopoldo, 28 anos, e Vanessa Silvestre Lisot, de 37 anos, foram encontrados no último domingo, sendo ainda efetuadas três prisões.
Segundo o delegado Luciano Righês Pereira, titular da Draco de Caxias do Sul, o investigado que arquitetou a ação criminosa recebeu dinheiro emprestado de Vanessa. Em face das cobranças da vítima, organizou e agiu em conjunto com os demais comparsas para matar o casal. “Os autores confessaram o envolvimento no delito e a dinâmica dos eventos com grandes detalhes, bem como as suas motivações. Os autores possuem vinculação, sendo todos trabalhadores de uma mesma propriedade rural da localidade de Santa Lúcia do Piaí. As provas produzidas até o momento demonstram que o fato criminoso foi o de homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas), bem como de ocultação de cadáver”, revelou o delegado.
Sobre as prisões do trio ao longo do domingo, o delegado Luciano Righês Pereira esclareceu que o primeiro envolvido no crime, de 26 anos, foi detido com mandado de prisão temporária, em Gravataí. Ele é um ex-namorado de Vanessa, a quem ela tinha emprestado o dinheiro. Em depoimento à Polícia Civil, o investigado afirmou que o dinheiro havia sido um presente de Vanessa e que se sentia ameaçado por ela e seu atual companheiro, Adriano. O segundo participante, de 27 anos, foi capturado em uma propriedade rural na própria localidade de Santa Lúcia do Piaí, com dois revólveres de calibre 38, sendo que um deles com numeração raspada. Ambas as armas foram utilizadas para matar o casal e estão sendo periciadas. Já o terceiro criminoso, de 19 anos, foi localizado também em outra propriedade rural de Santa Lúcia do Piaí.
Sobre o empréstimo de R$ 100 mil, a Polícia Civil tem provas das cobranças feitas por Vanessa e apreendeu um veículo Fiesta Titanium que foi comprado pelo autor confesso com o valor. Os investigadores afirmam que o restante do dinheiro continua nas contas bancárias do investigado. A Draco ainda procura pelo quarto envolvido no duplo homicídio. O grupo será indiciado por duplo homicídio qualificado por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima. "Não ficou claro se estes três participaram do crime por amizade (ao mandante) ou se foram pagos. Ainda temos estas investigações complementares para fazer, mas o caso já está esclarecido e com estes três presos preventivamente", afirmou o delegado Pereira.
A equipe da Draco de Caxias do Sul realizou buscas durante quatro dias, com apoio do 12º BPM e de aeronaves da Polícia Civil e da Brigada Militar. “Levantamento inicial verificou que poderia se tratar de um sequestro, em face do arrebatamento das vítimas, bem como de roubo com a restrição de liberdade das vítimas”, recordou o delegado Luciano Righês Pereira. Conforme, os agentes constataram “bastante sangue na calçada em frente da garagem da residência” das vítimas. “Uma testemunha mencionou disparo de arma de fogo”, lembrou.
Houve a verificação que o casal desapareceu junto com o Chevrolet Onix, de cor vermelha, no final da noite do dia 5 deste mês. O veículo foi encontrado totalmente incendiado na última quinta-feira, 8, na Estrada de Caravaggio da 6ª Légua, no matagal em uma trilha de motocross, nas proximidades da ponte do rio Piaí. Já os corpos foram encontrados no domingo no meio do mato de uma ribanceira da mesma Estrada de Caravaggio.
Mín. 17° Máx. 27°