13°C 20°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Cristo Protetor de Encantado deve se tornar o maior destino do turismo religioso do RS

Estátua com 43 metros de altura deve ser inaugurada no final do ano no Vale do Taquari, mas já é um dos assuntos mais comentados na internet.

11/04/2021 às 16h15
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Cristo Protetor deve ser o novo fenômeno turístico do Vale do Taquari (Fotos: Silvio Avila/AFP)
Cristo Protetor deve ser o novo fenômeno turístico do Vale do Taquari (Fotos: Silvio Avila/AFP)

Uma estátua de Jesus Cristo, tão grande quanto o Cristo Redentor, deve se tornar o principal destino do turismo religioso do Rio Grande do Sul. É o Cristo Protetor da cidade de Encantado, no Vale do Taquari. A obra prevê uma estátua de 43 metros de altura, tornando-se o maior Cristo do Brasil, de onde será possível enxergar, entre outras coisas, a cidade de Bento Gonçalves. Nesta semana, o empreendimento tornou-se um dos assuntos mais comentados na internet.

Nesta semana foram erguidos os braços e a cabeça da estátua, cuja construção teve início em 2019 em Encantado, Rio Grande do Sul. Sua conclusão está prevista para o final deste ano, segundo a Associação Amigos de Cristo, que coordena os trabalhos. “Com certeza é um dia de festa, de devoção", comemorou o andamento do projeto em suas redes sociais Gilson Conzatti, vereador e filho de Adroaldo Conzatti, prefeito da cidade que acolheu a ideia e morreu em março de complicações de saúde em consequência da Covid-19.

A construção, erguida no Morro das Antenas, foi idealizada por um padre da cidade e busca “transmitir a fé do povo de Encantado e promover o turismo na região”. Os escultores Genesio Moura e Markus Moura, pai e filho, são os responsáveis pela obra. Apesar de contar com o apoio da prefeitura, o orçamento de R$ 2 milhões foi financiado com doações e sem dinheiro público, segundo a Associação Amigos de Cristo, formada por voluntários.

A estátua de Encantado terá o nome de Cristo Protetor e terá 43 metros de altura, incluindo seu pedestal, o que a tornará a terceira estátua do gênero mais alta no mundo. A extensão de mão a mão é de 36 metros. Terá um elevador interno e um mirante. O Cristo Redentor do Corcovado, cartão postal mais famoso do Brasil, mede 38 metros, incluindo seu pedestal, e foi inaugurado em outubro de 1931. A obra causou até uma "dor de cotovelo" no atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. "Pode até ser mais alta, mas quero ver ter essa vista", cutucou o prefeito em sua conta no Instagram.

Porém, já é certo que o Cristo Protetor de Encantado se tornará o principal fenômeno do turismo religioso no sul do país. A obra já é vista como o grande agente transformador da economia não só da cidade, mas de todo o Vale do Taquari. Encantado é uma cidade com apenas 22 mil habitantes, e está localizada a 144 quilômetros de Porto Alegre. Mesmo antes de ficar pronto, os membros da associação já recebem contatos de peregrinos de várias regiões do Rio Grande do Sul que querem visitar o monumento. 

Nesta semana, quando a cabeça e os braços do Cristo Protetor, milhares de pessoas acompanharam a ação de diversos pontos. A emoção tomou conta de todos os moradores de Encantado. A previsão ainda é de que as obras sigam até o final de 2021. "Ainda faltam uns quatro ou cinco meses para que fique totalmente pronto, mas assim que estiver, estará disponível para visitação. Estamos nos preparando para receber milhares de pessoas", destacam os integrantes da associação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários