O primeiro doador de plasma do estado, cientista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fábio Klamt, está com um novo projeto para auxiliar no combate à Covid-19. Intitulado de ImunoShare (imunidade compartilhada, em tradução literal), o projeto pretende realizar transfusões de plasma de pessoas que já receberam as duas doses da vacina do novo Coronavírus, para pacientes no estágio inicial da doença.
Em entrevista à Rádio Garibaldi o professor explicou que o plasma das pessoas imunizadas possui uma maior intensidade protetiva e pode auxiliar a reduzir em 70% as internações em UTI proporcionando um alívio aos hospitais, às equipes médicas e ao SUS como um todo.
Com isso, Klamt firmou parceria com o Hemorio, um centro de referência internacional para que as coletas do plasma sejam realizadas. O Hospital Virvi Ramos e a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul, também estão engajadas com o estudo, sendo que a Administração Municipal de Caxias já autorizou o projeto nas UPAs do município.
Para tirar o estudo do papel, o professor busca apoio financeiro da população, bem como empresas que possam contribuir com a Vakinha criada em prol do projeto. As doações podem ser feitas no link: www.vakinha.com.br/r/1971294/7333099
Mín. 13° Máx. 29°