17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

ACBF utiliza a base para oferecer suporte ao time principal

Atualmente, sete atletas da equipe comandada por Edgar Baldasso são formados nas categorias inferiores do clube. Equipe principal tem feito diversos jogos-treinos contra o time sub-20 durante a pré-temporada.

09/04/2021 às 15h15 Atualizada em 09/04/2021 às 15h23
Por: Kevin Sganzerla Fonte: ACBF
Compartilhe:
Jogo-treino entre a equipe profissional, do pivô Dener (esquerda) e o Sub-20, do ala Léo Borges (direita) /Foto: Ulisses Castro/ACBF
Jogo-treino entre a equipe profissional, do pivô Dener (esquerda) e o Sub-20, do ala Léo Borges (direita) /Foto: Ulisses Castro/ACBF

Não é de hoje que a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) revela craques da modalidade. O trabalho nos últimos anos nas categorias de base do clube comprova que a fórmula para criar novos jogadores vem dando certo. A equipe sub-20 tem servido não só como uma fonte de jovens promessas, como também sendo uma espécie de time B durante a pré-temporada, com a realização de diversos jogos-treinos diante do time principal visando a preparação da equipe de Edgar Baldasso para os campeonatos. 

Hoje, a equipe profissional da ACBF conta com 17 atletas, sendo que sete foram formados nas categorias de base: Dener, Fernando e Pedro Carioca se destacaram na base antes de estourar a idade e serem promovidos; Ryan, Léo Borges, Guilherme e Vini Andrades ainda fazem parte do sub-20, mas já compõem o grupo principal do Carlos Barbosa.

O trabalho com os jovens vem se solidificando nos últimos anos, revelando jogadores, como Júlio Zanotto, Kevin, João Salla, Venâncio, entre outros que representaram a ACBF e hoje vestem a camisa de outras equipes espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

“O trabalho da categoria de base da ACBF vem evoluindo a cada ano. Tem quatro meninos do sub-20 compondo a equipe adulta. Isso é uma grande vitória da base e de todos os profissionais que trabalham. É uma experiência nova para os atletas, pois estão num nível de exigência bem maior. É outro nível de competitividade”, avaliou Henrique Pianta, técnico do time sub-20 e Coordenador das Categorias de Base da ACBF.

Para o ala da equipe sub-20, Leonardo Borges, fazer parte do elenco principal da ACBF é a realização de um sonho, sentimento que resume o da maioria dos atletas que foram promovidos ao time profissional. “Desde moleque sonhava em jogar em times como a ACBF. Mas não paro por aqui, não. Quero conquistar muitas coisas e deixar meu nome gravado na história do clube”, pondera a jovem promessa da equipe barbosense.  

Tamanha representatividade na equipe adulta também pode servir de inspiração para outros jovens atletas que estão na briga por um lugar no profissional. Pianta acrescenta que a participação dos colegas na equipe comandada por Edgar Baldasso serve de exemplo para quem quer ser promovido. “Eles acabam sendo um espelho para os outros meninos do sub-20. Os atletas conseguem ver uma perspectiva de integrar o grupo principal no futuro”, comenta Henrique.

Porém, o papel das categorias de base vai além de formar novos craques. Em muitos momentos, a equipe sub-20 da ACBF entrou em quadra em alguns compromissos como no campeonato estadual. Devido ao calendário apertado, por diversas oportunidades o sub-20 foi quem representou a camisa laranja nos campeonatos. 

Em tempos de pandemia, a garotada tem sido fundamental na preparação da equipe profissional. Já que não é possível realizar amistosos contra outras equipes, a comissão técnica aproveitou o bom nível dos meninos para promover jogos-treinos entre o time adulto e a base. “Para os guris do sub-20 é fantástico competir com atletas de alto nível. Estamos contentes, pois há uma evolução em cada jogo. Para os guris é um cartão de visitas também. Ações como essas são importantes enquanto não temos jogos”, disse Henrique Pianta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários