E então, como anda sua memória? Você consegue se lembrar dos nomes das pessoas facilmente ou tem dificuldades? Compromissos e aniversários são um problema no dia a dia? Se você está tendo que colocar sua vida em uma agenda ou em recadinhos no computador, fique atento porque algo pode estar errado aí!
Para identificar a origem do problema, confira uma lista com 6 dos grandes vilões capazes de minar com seu cérebro e, de tabela, com sua memória. Confira:
Falta de sono
Memória e respostas emocionais ficam mais ativas quando dormimos. É por isso que pessoas com distúrbios do sono sofrem tanto com os problemas relacionados a lembranças, especialmente as recentes, além de conviverem com uma espécie crônica de fadiga diurna, falta de atenção, e tempo de reação reduzido.
Mas dormir bem não significa dormir muito: muitas vezes nem as tão famosas 8 horas por dia são necessárias. Isso depende de cada organismo.
Ansiedade e depressão
De acordo com os especialistas, transtornos psicológicos e emocionais como depressão, ansiedade e a bipolaridade mexem com o cérebro e atrapalham seu bom funcionamento, como no desenvolvimento e na retenção de memórias. Por outro lado, a severidade da perda de memória reflete a gravidade do transtorno pelo qual a pessoa está passando.
Descontrole da tireoide
Por incrível que pareça, quando a glândula tireoide vai mal a memória também é afetada. Essa glândula, que fica na frente da traqueia, controla todos os processos de nosso metabolismo e quem apresenta quadros descontrolados do hormônio que ela produz tanto para mais, quanto para menos pode ter dificuldade também em manter a concentração e de se recordar das coisas no cotidiano.
Medicamentos
Antidepressivos, remédios para o coração e outros “tarja preta” estão diretamente associados a problemas de memória. Até mesmo os inocentes analgésicos, soníferos e as drogas para incontinência podem acabar minando sua memória.
Fumo
Cigarros e o fumo em si são substâncias que danificam bastante o cérebro, especialmente porque prejudicam seu suprimento de sangue. Pesquisas constataram declínio inúmeras vezes mais rápido das funções cerebrais relacionadas às memória e à fala pessoas fumantes.
Gordura
Um estudo com camundongos revelam a todo instante que alimentos gordurosos são armas letais para o cérebro e suas funções ligadas à memória, mesmo quando se trata de cobaias adolescentes. Nos mais idosos então o estrago costuma ser ainda mais sério, comprometendo bastante a parte responsável pelas memórias de curto prazo.
De atenção aos sinais que seu corpo dá, busque falar com um profissional esclarecer dúvidas, prevenir e viver melhor .
Mín. 15° Máx. 18°