Depois de dois anos, o futsal gaúcho será novamente unificado com o surgimento do “Gauchão de Futsal 2021”, que vai reunir os clubes da elite da Liga Gaúcha de Futsal e as equipes da Série Ouro de Futsal, da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS). A competição estadual deverá contar com 27 times na disputa, entre eles o Bento Gonçalves Futsal (BGF).
Apesar de ainda correr na justiça uma disputa judicial envolvendo o comando da FGFS, a organização do Gauchão é reconhecida pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). O campeonato já teve o seu pré-lançamento, no qual foi definida a fórmula de disputa. A competição estadual tem início previsto para o mês de junho.
Na primeira fase, as equipes serão divididas em três grupos regionalizados, com nove equipes em cada chave. Serão 16 times que vão avançar às oitavas de final do campeonato. Os potes para o sorteio já foram definidos. O BGF, representante da Serra Gaúcha ao lado a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), está no pote A ao lado do Passo Fundo, Guarany de Espumoso, SER Canoense, AFUCS, de Cachoeirinha, e Sobradinho.
Em breve, a organização vai divulgar a data para o sorteio dos grupos da primeira fase da competição estadual. A Liga Gaúcha ainda não realizou os confrontos finais da primeira divisão de 2020. A ACBF, que já garantiu sua classificação à final, aguarda a semifinal entre Guarany de Espumoso e Passo Fundo, que está marcado somente para o mês de maio.
Na Série Ouro da FGFS, o Passo Fundo se sagrou campeão após derrotar na final a Assoeva, de Venâncio Aires. O BGF finalizou a sua campanha na 4ª colocação, caindo apenas na semifinal para o atual campeão do campeonato.
Confira os potes do sorteio do Gauchão de Futsal 2021:
Pote 1: BGF, Passo Fundo Futsal, Guarany (Espumoso), SER Canoense (Canoas), AFUCS (Cachoeirinha) e AES (Sobradinho);
Pote 2: AMF (Marau), Guarani (Frederico Westphalen), Lagoa Futsal (Lagoa Vermelha), SER Itaqui, Horizontina, Brasil Futsal (Pelotas) e Rabelo (Alvorada);
Pote 3: Paulista (Pelotas), ALAF (Lajeado), UFSM (Santa Maria), SASE (Selbach), Santa Cruz Futsal, Uruguaianense e São José (Cachoeira do Sul);
Pote 4 (Ascensão): Sercesa (Carazinho), AVF (Vacaria), Rodeio Futsal (Rodeio Bonito) e Rio Grande;
Pote 5 (LNF): ACBF (Carlos Barbosa), Atlântico (Erechim) e Assoeva (Venâncio Aires).
Processo judicial segue em tramitação
Um processo judicial segue em tramitação para a definição de quem é o representante legal da FGFS. A disputa entre Ivan Santos e Vianei Hammes ainda não possui uma definição. Depois do afastamento do presidente César Cabral, Ivan vinha respondendo pela presidência da entidade. Após denúncias de improbidade administrativa, Vianei voltou a ocupar o cargo de vice-presidente e foi reconhecido pela CBFS como representante legal da Federação.
Mín. 17° Máx. 27°