É de responsabilidade de uma empresa de Bento Gonçalves a construção de mais um empreendimento da gigante Tramontina em Carlos Barbosa. Trata-se de um armazém equivalente a um prédio de 13 andares e será inteiramente automatizado.
A construção está sendo realizada pelo Grupo Bertolini, empresa com mais 50 anos de atividades no ramo. O armazém da Tramontina terá 41 metros de altura e é o maior projeto desenvolvido pela empresa bento-gonçalvense. O espaço será usado para armazenar 7% dos 18 mil itens da marca. São produtos fabricados em 10 indústrias do país, como tanques, pias, fornos e coifas. A tecnologia usada agiliza a montagem das estruturas e aproveita melhor o espaço. Para se ter uma ideia, ele armazenará em 2 mil metros quadrados a mesma quantidade de estoque que, antes, precisaria de 10 mil metros quadrados. Os produtos que ficarão no local serão entregues, depois, para lojas e centros de distribuição.
Ao descrever o sistema, a empresa usa termos como "autoportante" e "transelevador". No primeiro caso, trata-se de uma estrutura que é construída usando, por exemplo, coberturas e laterais como base, aumentando o espaço para uso útil. Já o segundo termo refere-se a robôs automatizados para organização dos paletes. "A movimentação será 100% automatizada — garante Israel Schimitz, gerente regional de vendas da Bertolini.
Com sede em Bento Gonçalves, o Grupo Bertolini atua no Rio Grande do Sul, no Espírito Santo, em Pernambuco, em Goiás e em São Paulo, além de outros países. Atualmente, emprega 1.050 pessoas.
Mín. 14° Máx. 25°