Como sabemos, a base de sustentação do corpo humano são os pés. Para os corredores, mais ainda: são instrumentos de trabalho. Por isso, devemos dar atenção redobrada a eles e tratá-los com muito carinho.
Composto, cada um, por 26 ossos, 107 ligamentos, 33 articulações e vários músculos, nossos pés possuem, de acordo com a técnica da acupuntura, cerca de 70 mil terminações ou pontos nervosos associados aos órgãos do corpo humano.
Então, depois de um dia atribulado da vida moderna, com o uso de sapatos fechados e saltos altos, ou após uma corridinha pelo bairro, ou um treino esportivo pesado, nada melhor do que dar aos seus pés um tratamento especial.
Veículo de calor ou frio, a água é um dos meios muito eficazes para relaxamento. Gera transformações no sistema nervoso e no circulatório, ela é capaz de produzir o equilíbrio térmico do organismo.
Escalda pés: Utilizado para relaxamento, insônia, excitação nervosa, irritabilidade, impaciência, problemas respiratórios e depressão, o escalda-pés ajuda a aliviar a pressão dos pés, a descansar as pernas, a reduzir calos e aliviar o estresse do dia a dia. A pressão e o aquecimento dos pontos nervosos causam um reflexo imediato no equilíbrio de todo o corpo.
Num ritual simples e fácil, o escalda-pés pode ser feito diariamente em casa
É preciso apenas uma bacia em que seus pés fiquem bem acomodados no fundo dela. Depois de mergulhar os pés numa bacia com água quente (entre 38°C e 46°C), até a altura das panturrilhas, deixe-os de molho de 15 a 20 minutos ou até que a água esfrie e vá massageando-os de vez em quando com as próprias mãos.
Para um efeito mais relaxante, recomenda-se pingar algumas gotas de óleos essenciais. As essências de eucalipto e menta, por exemplo, combatem o cansaço e livram as pernas da sensação de peso.
Colocar duas colheres de sopa de sal grosso na água quente também proporciona a sensação de leveza nos pés, alivia dores e desintoxica, já que o sal ajuda a drenar o excesso de líquidos e a reduzir o inchaço. O escalda-pés com óleos essenciais ainda combate infecções causadas por fungos e curam frieiras, pois são bactericidas, fungicidas e cicatrizantes. Deve ser feito, preferencialmente, à noite, pois durante o processo você pode usar óleos ou ervas que estimulem o sono.
Outra dica é colocar bolinhas de gude na bacia, que vão realizar uma gostosa massagem na planta dos pés. Se puderem ser verdes e azuis, melhor ainda. Para os adeptos da cromoterapia, essas cores têm a propriedade de acalmar e tranquilizar.
Ao fim do ritual, use uma pomada à base de arnica ou cânfora, que geram maior conforto.
Para os corredores
Para este serão preciso duas bacias ou dois recipientes.
Na primeira bacia, coloca-se água quente.
Na segunda, água fria.
Você deve iniciar o procedimento pela água quente, na qual seus pés ficarão submersos por 4 minutos.
Depois deste tempo, tire-os da água quente e coloque-os imediatamente na água fria por apenas 1 minuto.
Repita essa troca de 4 a 5 vezes.
Terminando, enxugue os pés com uma toalha, passe um hidratante e calce um par de meias.
Durante e depois do procedimento, não se deve tomar friagem nem deixar entrar corrente de vento.
O objetivo do escalda-pés alternado é estimular a corrente dos vasos sanguíneos.
A água quente dilata os vasos periféricos; a água fria, contrai.
Isso facilita a circulação do sangue nos pés e nas pernas.
Para obter um resultado melhor, tenha em mãos uma vasilha com gelo e uma garrafa térmica com água quente.
Você vai dosando a temperatura das águas conforme a sua vontade.
Quanto maior a diferença de temperatura entre elas, maior o efeito. Mas cuidado para não se queimar!
É imprescindível lembrar que nem todo mundo pode usufruir deste método.
É importante não levar a expressão “escalda-pés” ao pé da letra! Na planta dos pés existem pontos que podem ser afetados e o uso de água quente ou fria em demasia não é recomendável.
Sempre que possível se entregue às delícias de receber os cuidados de um profissional especializado na região dos pés! Escalda-pés é uma atitude consciente que devemos ter para com os nosso pés.
Obs: Mulheres grávidas, idosos, hipertensos e pessoas com trombose ou debilitadas devem ser orientadas por um médico.
Mín. 15° Máx. 18°