Pelo menos cinco sindicatos de Bento Gonçalves emitiram nota conjunto de repúdio às declarações feitas pelo vereador Anderson Zanella (Progressistas) durante sua manifestação na sessão ordinária da Câmara de Vereadores da segunda-feira, 22. O parlamentar usou o termo "pelegada" para se referir aos membros dos sindicatos que, segundo ele, não estão defendendo os interesses dos trabalhadores. Assinaram o documento o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves – SINDISERP BG, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves – SITRACOM BG, Centro Dos Professores Do Estado Do Rio Grande Do Sul - Sindicato Dos Trabalhadores Em Educação - CPERS/SINDICATO, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de BG – STIMMME BG e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação - STIA BG
Confira a íntegra da nota
Bento Gonçalves, 24 de março de 2021.
Nota de repúdio dos sindicatos de Bento Gonçalves, contra a fala do vereador Anderson Zanella!
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves – SINDISERP BG, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves – SITRACOM BG, Centro Dos Professores Do Estado Do Rio Grande Do Sul - Sindicato Dos Trabalhadores Em Educação - CPERS/SINDICATO, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de BG – STIMMME BG e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação - STIA BG vem, através desta, manifestar total repúdio às declarações prestadas pelo Vereador Anderson Zanella, na Sessão Ordinária ocorrida na última segunda-feira, 22 de março de 2021.
Reiteradamente este Edil utiliza do seu tempo na Tribuna para afrontar decisões judiciais, caluniar e difamar pessoas e entidades e difundir o ódio que lhe habita, trazendo todos ao combate ao invés de trazer soluções para o povo de Bento Gonçalves.
É imperioso destacar ao Edil que as entidades sindicais têm uma história pautada na defesa dos interesses dos trabalhadores, na luta pelos direitos e, principalmente pela manutenção de suas vidas frente aos descalabros impostos nas atividades produtivas.
Neste momento de pandemia não é diferente. Os sindicatos estão arduamente trabalhando para que os trabalhadores não sejam obrigados à exposição nociva do vírus sem o mínimo de proteção. Se tivermos que escolher entre o dinheiro e a vida, certamente escolhemos a vida.
Em oposição temos a atuação do Senhor Vereador na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves.
Uma breve pesquisa no site da Casa Legislativa visualizamos que, mesmo com tantos problemas derivados pela pandemia, tantas mortes e caos nos atendimentos médico-hospitalares, detém-se a propor projetos de lei para alterar nomes de rua ou moções de apoio à exposição das pessoas ao vírus.
Mesmo com mais de 200 cidadãos bento-gonçalvense mortos em decorrência da Covid-19, não houve qualquer manifestação do Vereador seja tecendo condolências aos familiares ou mesmo visitando o hospital ou, melhor, propondo leis e ações que auxiliarem no combate a propagação do vírus ou no custeio do tratamento dos doentes.
Vê-se, portanto que o Vereador não possui responsabilidade frente aos interesses do povo, mas tão somente aos seus interesses pessoais e financeiros enquanto as entidades sindicais, mesmo ciente de que podem ter reduções nos valores recebidos por conta da ausência de contribuições, permanece defendendo a vida.
Podemos dizer então que este “Nobre Vereador” é o verdadeiro “pelego da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves”. Não faz seu trabalho em prol dos cidadãos de Bento Gonçalves, comete crimes diversos em suas manifestações e, ainda demonstra seu total desprezo com a vida das pessoas.
Tivesse realmente algum interesse na população, poderia propor uma redução de seu próprio salário já que está há 3 meses recebendo o valor de R$7.269,88 (sete mil, duzentos e sessenta e nove reais e oitenta centavos) sem ter trabalhado como vimos acima, ou ainda, ter proposto uma lei suspendendo o pagamento da taxa de estacionamento nas vias públicas no período em que o comércio estava fechado por imposição legal. Claro que isso não lhe beneficia e, portanto, nunca será pautado pelo Edil.
A politicagem sem escrúpulos deve ser banida e será uma das nossas batalhas a partir deste momento.
Portanto, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves – SINDISERP BG, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves – SITRACOM BG, o Centro Dos Professores Do Estado Do Rio Grande Do Sul - Sindicato Dos Trabalhadores Em Educação - CPERS/SINDICATO, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de BG – STIMMME/BG e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação - STIA BG, vem a público repudiar as declarações proferidas pelo Vereador Anderson Zanella na Sessão Ordinária ocorrida no dia 22/03/2021, bem como, requerer o direito de resposta a ser exercido pelos presidentes das entidades que subscrevem e, por fim, requerer a abertura de processo disciplinar por ausência reiterada de decoro parlamentar.
Atenciosamente,
SINDISERP BG SITRACOM BG CPERS/SINDICATO – 12°Núcleo STIMME BG STIA BG
Neilene Lunelli Ivo Vailatti Juçara de Fátima Borges Deoclides dos Santos Oclair Sanchez
Presidente Presidente Diretora Geral Presidente Presidente
Mín. 13° Máx. 29°