A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou na manhã desta sexta-feira a morte de seis pacientes na cidade de Campo Bom por conta de uma falha na distribuição de oxigênio no Hospital Lauro Reus. Em nota, o órgão explicou que os óbitos teriam ocorrido não pela falta de oxigênio, mas pelo problema na distribuição.
O fato foi registrado na ala de pacientes intubados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Lauro Reus. A SES afirmou que ainda busca mais informações sobre o ocorrido e já oficiou todas as unidades hospitalares para que mantenham o estoque mínimo de oxigênio.
A assessoria de imprensa do hospital confirma que houve interrupção no fornecimento de oxigênio, mas que houve um problema pontual e que a situação já foi resolvida. A casa de saúde afirma que, caso sejam confirmadas pela falta de oxigênio, uma sindicância interna será instaurada. Um funcionário do hospital informou ao Jornal NH que as mortes ocorreram no setor de emergência e também na UTI. Ele detalhou que o problema de distribuição de oxigênio ocorreu no sistema canalizado e é distribuído direto aos pacientes e não nos cilindros. Os pacientes teriam ficado cerca de 40 minutos sem receber oxigênio.
Mín. 13° Máx. 29°