A Federação Gaúcha de Rugby (FGR) projetou o calendário de competições estaduais de 2021, apresentado aos clubes ainda no mês de janeiro. Com o primeiro semestre voltado ao desenvolvimento de atividades remotas de capacitação, nivelamento e preparo para o retorno presencial, os campeonatos estaduais devem iniciar somente a partir do mês de junho, caso a situação sanitária do Estado permita. As datas podem sofrer alterações conforme os protocolos impostos pelo governo.
O Campeonato Gaúcho de Rugby XV tem o seu início previsto para o dia 12 de junho. Para 2021, a FGR vai promover a unificação da primeira e segunda divisão estadual. O campeonato, que deverá contar com 12 equipes participantes, vai dividir os times em quatro grupos com três equipes cada. Na primeira fase, as equipes se enfrentam todos contra todos, em turno único. Avançam às semifinais os primeiros colocados de cada chave. A aprovação do novo formato, no entanto, ainda deve ser discutida entre os clubes.
O Farrapos Rugby Clube conquistou o Decacampeonato em 2019, empilhando dez conquistas consecutivas da competição estadual, todas de forma invicta. Nesta temporada, o clube entrará em campo em busca do seu 11º título gaúcho. Deverão participar também do campeonato o Charrua, de Porto Alegre; Serra Gaúcha, de Caxias do Sul; San Diego, de Porto Alegre; Brummers, de Novo Hamburgo; Planalto, de Passo Fundo; URSM, de Santa Maria; Guaíba; Antiqua/UFPEL, de Pelotas; URTC, de Sertão/Marau; Centauros, de Estrela e Guasca, de Porto Alegre.
O Circuito Gaúcho Feminino de Rugby Sevens e o Campeonato Gaúcho M18 estão marcados para iniciar no mês de setembro. Os circuitos serão compostos por três etapas com sedes ainda não definidas.
O Campeonato Brasileiro de Rugby – Super 12 – está previsto para começar no dia 31 de julho. O Farrapos, de Bento Gonçalves, que foi um dos semifinalistas da última edição, que ocorreu em 2019,, o Serra Gaúcha, de Caxias do Sul, e o Charrua, de Porto Alegre, representam o Estado na competição nacional.
Mín. 17° Máx. 27°