O Esportivo novamente pecou nas finalizações e viu o sonho de avançar à segunda fase da Copa do Brasil se esvair. Com direito a pênalti perdido por Wesley Pacheco e inúmeras chances desperdiçadas, o alviazul foi superado pelo Clube do Remo, do Pará, pelo placar de 2 a 0, em confronto válido pela primeira fase da competição nacional, realizado nesta quarta-feira (17), no Estádio Montanha dos Vinhedos. Felipe Gedoz e Lucas Tocantins construíram a vantagem favorável no placar para a equipe visitante.
Com a eliminação, o time de Luiz Carlos Winck direciona as atenções de volta ao Gauchão. O vice-lanterna da competição estadual terá uma sequência de dois jogos longe de casa, a começar no domingo (21), diante do Caxias, em Caxias do Sul. Posteriormente, a equipe alviazul visita na quarta-feira (24) o São Luiz, no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí.
O jogo:
Para o confronto da Copa do Brasil, Winck modificou a equipe. Nas laterais, entraram em campo Michael e Mateus Norton e, no setor ofensivo, iniciaram jogando o meia Rennan Oliveira, ocupando o lugar de Juninho Tardelli, e Wesley Pacheco, retornando à titularidade.
A primeira chance do jogo foi do Esportivo. Em cruzamento para a área de William Amorim, Wesley Pacheco cabeceou rente a trave adversária. Aos 16, em cobrança de falta de Gedoz, Anderson praticou a defesa. Aos 20 minutos, Marlon recebeu na direita, foi até a linha de fundo e cruzou para Felipe Gedoz, que recebeu na marca do pênalti e arrematou para abrir o placar da partida, 1 a 0 Remo.
O Esportivo tentou responder na sequência. Em chegada forte pelo lado esquerdo, Michael cruzou certeiro na cabeça de Wesley Pacheco, que novamente cabeceou para fora. Logo depois, Wesley Pacheco recebeu a bola na área, mas foi derrubado pela defesa, resultando em pênalti assinalado pela arbitragem. O próprio centroavante chamou a responsabilidade: Wesley bateu no meio do gol, mas o goleiro Thiago Rodrigues, com os pés, salvou o Remo.
Em uma das principais oportunidades do Esportivo após o pênalti desperdiçado, Daniel foi lançado livre, na cara do gol. O atacante alviazul, em dividida com o goleiro Thiago fora da área, tentou cavar a falta, mas a arbitragem deu vantagem. Na sequência, Rennan, sem goleiro, finalizou para fora.
Na etapa derradeira de jogo, Winck promoveu alterações na equipe logo no início do segundo tempo, com a entrada dos atacantes Emerson e Gonzalo. O Remo quase ampliou a vantagem nos minutos iniciais. Renan Gorne fez jogada individual e tocou para Gedoz, de cara para o goleiro Anderson, que conseguiu fechar bem o ângulo para impedir o gol adversário.
Se não bastasse o prejuízo no placar, o Esportivo teve um jogador expulso da partida aos 11 minutos. Mateus Norton espalmou a bola com a mãe no meio de campo, recebeu o segundo cartão amarelo e recebeu o vermelho. Aos 28, em cruzamento para a área, Jocinei desviou, o goleiro tentou defender, mas a bola entrou totalmente no gol. No entanto, a arbitragem assinalou impedimento no lance.
Em contra-ataque fulminante do Remo, o ataque paraense finalizou com precisão à meta, mas Anderson novamente apareceu para fazer a defesa. O Esportivo se jogou para o ataque nos minutos finais, oferecendo espaços ao time adversário. Em um deles, Lucas Tocantins marcou para os visitantes, liquidando com o placar do jogo e garantindo a vitória por 2 a 0 e a classificação do Remo à segunda fase. Ainda nos minutos finais, o volante alviazul Mateus Santana foi expulso de jogo.
Na próxima fase, o Remo vai enfrentar fora de casa o CSA, de Alagoas, que derrotou o Guarany de Sobral-CE, fora de casa, pelo placar de 5 a 1. Com a eliminação, o alviazul deixa de ganhar um montante de R$ 675 mil em premiação.
Ficha da partida:
Esportivo 0 x 2 Remo-PA – 1ª fase da Copa do Brasil 2021
Esportivo: Anderson, Mateus Norton, Júnior Alves, Igor da Silva e Michael; Lucas Hulk, Mateus Santana (Vini Martins), William Amorim (Emerson) e Rennan Oliveira (Juninho Tardelli); Daniel Criz (Jocinei) e Wesley Pacheco (Gonzalo) – Técnico: Luiz Carlos Winck
Remo-PA: Thiago Rodrigues, Thiago Ennes, Fredson, Rafael Jansen e Marlon (Felippe Borges); Anderson Uchôa (Jeferson Lima), Lucas Siqueira e Felipe Gedoz (Renan Oliveira); Dioguinho, Renan Gorne (Lucas Tocantins) e Gabriel Lima (Wallace) – Técnico: Paulo Bonamigo
Gols: Felipe Gedoz 20’ 1T (Remo) e Lucas Tocantins 41’ 2T (Remo)
Expulsões: Mateus Norton 11’ 2T e Mateus Santana 43’ 2T (Esportivo)
Arbitragem: Árbitro – Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ); Auxiliares – Michael Correia e Daniel do Espirito Santo Parro (RJ); Quarto árbitro – Lucas Guimarães Rechatiko Horn (RS).
Gaúchos na Copa do Brasil:
Murici-AL 0 x 3 Juventude*
Caxias 0 x 1 Fortaleza-CE*
Santa Cruz 0 x 0 Joinville-SC*
Esportivo 0 x 2 Remo-PA*
Penarol-AM x Ypiranga – 18/03 – 20h
*Classificados
Mín. 17° Máx. 27°