O Esportivo foi superado pelo Grêmio pelo placar de 2 a 0, na noite deste sábado (13), no Estádio Montanha dos Vinhedos. Diante da equipe reserva do tricolor, o alviazul sofreu a sua terceira derrota consecutiva no Gauchão 2021, beirando a zona de rebaixamento da competição estadual. Thaciano e Lucas Araújo, de pênalti, anotaram os gols da vitória gremista.
Agora, o foco dos comandados pelo técnico Luiz Carlos Winck estarão voltados para o confronto da primeira fase da Copa do Brasil. A partida diante do Clube do Remo, do Pará, ocorre na quarta-feira (17), às 20h, no Estádio Montanha dos Vinhedos. Posteriormente, o alviazul terá dois compromissos longe de seus domínios pelo estadual, contra o Caxias e o São Luiz.
O jogo:
O técnico Winck promoveu somente uma alteração na equipe titular em relação ao jogo contra o Brasil de Pelotas. William Amorim ocupou o lugar de Vini Martins no setor ofensivo. O Grêmio começou a partida controlando a posse de bola, enquanto que o Esportivo explorava os lados para atacar o adversário.
Aos 8 minutos, Darlan, na intermediária de ataque, deu passe por cima para Isaque, que cortou do defensor e finalizou para grande defesa do goleiro Anderson. O tricolor continuava pressionando os donos da casa em busca do gol, principalmente utilizando o lado esquerdo com Guilherme Azevedo.
Aos 25 minutos, Darlan encontrou livre Vanderson pela direita, que cruzou certeiro na cabeça de Thaciano, que desviou para balançar as redes e abrir o placar na Montanha dos Vinhedos, 1 a 0. O Esportivo teve a sua melhor oportunidade apenas aos 42 minutos. Em cruzamento rasante na área, Daniel Cruz cabeceou livre, porém à esquerda da meta tricolor.
Na etapa derradeira, o Esportivo entrou em campo com maior ímpeto, subindo as linhas de marcação e passando a ter maior domínio sobre a posse de bola nos primeiros minutos. Aos 6 minutos, em cobrança de escanteio de Balbino, Wesley Pacheco cabeceou no segundo poste, porém para fora. Na sequência, em cobrança de falta de Itaqui, após bate-rebate na área, Daniel Cruz finalizou muito próximo da meta adversária.
Aos 28 minutos, o Esportivo teve a sua melhor chance para igualar o marcador. Gonzalo cruzou para o meio da área, Daniel Cruz se antecipou da marcação de Cortez e cabeceou firme em direção ao gol, mas Brenno surgiu para fazer uma elástica defesa. Em resposta, o Grêmio ampliou a vantagem da partida: Gui Azevedo encontrou Léo Pereira na área, que tentou driblar o goleiro, mas foi derrubado. A arbitragem assinalou pênalti no lance, o qual foi convertido por Lucas Araújo, 2 a 0.
Sem poder de reação por parte do Esportivo, o placar se manteve o mesmo até o apito final: 2 a 0 para o Grêmio e terceira derrota consecutiva do Esportivo na competição estadual.
Ficha técnica:
Esportivo 0 x 2 Grêmio – 4ª rodada
Esportivo: Anderson, Itaqui (Matheus Norton), Júnior Alves, Igor e Samuel Balbino; Lucas Hulk, Mateus Santana, William Amorim (Rennan) e Juninho Tardelli (Gonzalo); Daniel Cruz (Vini Martins) e Warlei (Wesley Pacheco) – Técnico Luiz Carlos Winck
Grêmio: Brenno, Vanderson (Felipe), Ruan, Rodrigues e Bruno Cortez; Darlan (Heitor), Thaciano, Léo Chú (Ricardinho), Pinares (Léo Pereira) e Guilherme Azevedo; Isaque (Lucas Araújo) – Técnico: Renato Portaluppi
Gols: Thaciano 25’ 1T (Grêmio) e Lucas Araújo 30’ 2T (Grêmio)
Arbitragem: Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro Auxiliares: Leirson Peng Martins e Mateus Olivério Rocha
Mín. 17° Máx. 27°