Em 2020, a jovem escritora Emanuelle Ferreira Coelho da Silva, de 19 anos – que é natural de Curitiba mas mora em Bento Gonçalves há cerca de cinco anos –, viu seus textos serem selecionados para uma antologia feminina da editora Litere-se, do Rio de Janeiro, em meio a obras inscritas por mais de mil participantes.
O Prêmio "Mulheres das Letras" foi a primeira conquista de Emanuelle no universo literário, mas não a única: em fevereiro, ela também foi declarada Embaixadora Internacional da Paz, pelo World Literary Forum for Peace and Human Rights (Fórum Literário Mundial pela Paz e Direitos Humanos, na tradução do inglês).
A condecoração veio após Emanuelle remeter alguns de seus escritos para a organização, que a premiou com um certificado. "Eu sinto que meus sonhos foram mais longe do que eu esperava, pensei que fosse apenas um texto, mas na verdade se tornou uma vida inteira. Todos os dias penso que tenho muita sorte em fazer o que gosto e ser reconhecida por isso. Não existe amor maior do que ser quem a gente é", diz a ex-aluna da EMEM Alfredo Aveline, celebrando mais essa etapa de reconhecimento.
Leitora voraz desde os cinco anos de idade, ela decidiu começar a escrever aos 13, compondo também letras de música. Entre os assuntos abordados em seus poemas e contos, estão a família, as mulheres que passaram pela sua vida e contribuíram para a sua trajetória e temas sociais que aproximam o leitor de uma realidade que, na avaliação da escritora, nem sempre é vista com o olhar que deveria.
Emanuelle está preparando seu primeiro livro solo, por meio do Fundo Municipal de Cultura, e também já trabalha na produção de outra obra. No meio desse processo, ela também divulga seus trabalhos em seu perfil no Instagram (@escritoraemanuelle), onde também se alegra de ser inspiração para outras jovens expressaram sua criatividade. "O fato de inspirar outros jovens pra mim é como se eu estivesse ali, ainda lendo os meus escritores favoritos e me inspirasse neles. É uma admiração que não tem palavras para descrever", conclui.
Mín. 14° Máx. 25°