13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Vice-governador pede investigação à advogada que proferiu frase nazista em manifestação

Doris Denise Neumann (Patriota) disse em vídeo frase usada nos portões dos campos de extermínio de judeus.

11/03/2021 às 11h20 Atualizada em 11/03/2021 às 11h53
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Doris Denise Neumann foi candidata a prefeita de Nova Petrópolis em 2020
Doris Denise Neumann foi candidata a prefeita de Nova Petrópolis em 2020

O vice-governador do Rio Grande do Sul e secretário estadual da Segurança Público, Ranolfo Vieira Júnior, pediu à Polícia Civil que instaure um procedimento policial contra a ex-candidata a prefeita de Nova Petrópolis, Doris Denise Neumann (Patriota). O motivo é a frase de cunho nazista proferida por ela na tarde desta quarta-feira, 10, em frente ao Palácio Piratini, em protesto de empresários e comerciantes contra o governador Eduardo Leite. As informações são da colunista de GZH, Rosane de Oliveira.

O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, informou que encaminhará o vídeo à promotoria criminal para apuração. Em vídeo gravado por Doris, ela cita a frase em alemão “Arbeit macht frei”, que significa “o trabalho liberta. A expressão era usada por nazistas na Segunda Guerra Mundial e pode ser vista até hoje nos portões dos campos de extermínio de judeus, inclusive em Auschwitz, onde estima-se que mais de 1,1 milhão de judeus foram mortos. Atualmente, a frase é proibida na Alemanha.

Ainda no vídeo, Doris, que é advogada, diz que estava reivindicando o direito de trabalhar, já que as restrições de bandeira preta impedem que atividades consideradas não essenciais fiquem com suas portas abertas. No entanto, antes de dizer “Arbeit macht frei”, ela diz: “os alemães vão entender o que eu vou falar”, e após a frase, questiona: “não foi isso que a gente aprendeu?”. Por fim, encerra o vídeo dizendo que se o governador Eduardo Leite não permitir o direito de trabalhar, ele seria tirado do poder pelos manifestantes.

Confira o vídeo

Prefeitura de Nova Petrópolis emitiu nota de repúdio

Logo após a grande repercussão do fato, a prefeitura de Nova Petrópolis emitiu uma nota oficial, onde deixa claro que a comunidade do município não compactua com nenhum ato nazista e que o ato não encontra qualquer tipo de vínculo com a cidade. 

Confira a íntegra da nota de repúdio

NOTA DE REPÚDIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA PETRÓPOLIS

A Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis vem a público manifestar total repúdio à manifestação de conteúdo nazista ocorrida em Porto Alegre na tarde de 10 de março. Tal declaração não encontra qualquer tipo de vínculo com a cidade e o povo de Nova Petrópolis.

É lamentável que o nome de Nova Petrópolis e a sua ligação histórica com a Alemanha tenham sido envolvidos em tão infeliz manifestação. 

Nova Petrópolis surgiu e cresceu a partir da colonização alemã, sempre com base em valores que se opõem por completo à infâmia do regime nazista.

A comunidade de Nova Petrópolis é reconhecida pelo respeito e pela admiração à diversidade cultural, pela hospitalidade e pelo hábito centenário da cooperação. 

E, acima de tudo, queremos destacar que Nova Petrópolis possui o título de Cidade Educadora. Este é um Município que preza por educação e ensino de excelência, garantindo que a imensa maioria dos nova-petropolitanos tenha capacidade de compreender a História. 

Embora lamentável, o episódio ocorrido na Capital também serve para ensinar. Sempre há o que aprender. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários